Weber decidirá se 18 governadores deporão na CPI da covid; AM na lista
Weber avaliará, por exemplo, se determina que as partes enviem informações para análise do pedido; se decide individualmente ou se envia o caso para o plenário da corte

Publicado em: 31/05/2021 às 21:43 | Atualizado em: 31/05/2021 às 21:53
A ministra Rosa Weber foi sorteada, nesta segunda-feira (31), relatora da ação apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) por 18 governadores contra as convocações aprovadas pela CPI da covid. O governador do Amazonas, Wilson Lima, consta da lista dos convocados.
A ação foi apresentada na última sexta (28), dois dias após a CPI ter aprovado a convocação de nove governadores.
Com o sorteio da relatoria, caberá a Rosa Weber avaliar, por exemplo se: determina que as partes enviem informações para análise do pedido; decide individualmente a concessão de uma liminar (decisão provisória); ou se envia o caso para o plenário da corte decidir.
Assinaram, inicialmente, a ação os governadores do Distrito Federal e de 17 estados – Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Nesta segunda, o governo do Acre informou ao Supremo que também iria aderir ao pedido.
Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), os governadores estão dispostos a comparecer ao colegiado na qualidade de convidados, para colaborar, mas ressaltou a necessidade de se cumprir a Constituição.
Com informações do G1
Foto: SCO/STF