Zé Trovão ameaça Moraes na Câmara com frase de morte

Parlamentar ameaça Moraes no plenário e vira alvo de investigação na Câmara.

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 22/08/2025 às 18:53 | Atualizado em: 22/08/2025 às 18:53

O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) provocou forte reação no meio político ao ameaçar de morte o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, durante discurso no plenário da Câmara nesta quarta-feira (20/8).

“O seu dia, o seu fim está próximo e nós vamos acabar com a sua vida”, esbravejou o parlamentar, em referência direta a Moraes, que é relator de ações que investigam a atuação de bolsonaristas em ataques à democracia.

Minutos depois, diante da repercussão imediata, Zé Trovão retornou à tribuna para tentar se retratar.

Ele afirmou que usou “expressão equivocada” e disse não ter intenção de incitar violência: “Eu disse ‘destruir a sua vida’ e isso não é verdade de maneira nenhuma. Nós não estamos aqui para destruir vidas, e sim as ações erradas que eles têm tomado”.

Apesar da correção, a declaração foi considerada grave. 

Leia mais

Cantor Sérgio Reis e deputado Zé Trovão são indiciados por atos golpistas

Investigação pedida

O deputado Rogério Correia (PT-MG) protocolou representação na corregedoria da Câmara pedindo investigação por quebra de decoro parlamentar. 

Correia justifica o pedido afirmando que a fala se enquadra no artigo 147 do Código Penal, que trata do crime de ameaça.

O episódio amplia a lista de polêmicas envolvendo Zé Trovão, que já responde a inquéritos no STF e enfrenta questionamentos sobre sua conduta em manifestações e atos políticos.

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados