Um vídeo que era para ser emocionante ao registrar o encontro de dois irmãos gêmeos autistas com os cantores Zezé Di Camargo e Luciano durante um show da dupla na Arena das Dunas, em Natal, se tornou alvo de polêmica e ganhou ampla repercussão nas redes sociais devido à atitude de Zezé, que imitou um movimento repetitivo feito por um dos irmãos no momento do encontro.
O influenciador digital Ivan Baron, que discute sobre o capacitismo, compartilhou o vídeo, que se tornou viral em pouco tempo.
A reportagem do g1 , que produziu a matéria, entrou em contato com a assessoria de comunicação de Zezé Di Camargo para obter um comentário sobre o assunto, mas até o momento da atualização desta reportagem, não obteve resposta.
Os irmãos gêmeos, Ângelo e Augusto Maia, são conhecidos na capital potiguar e possuem uma grande quantidade de seguidores em suas redes sociais, ultrapassando a marca de 100 mil. A mãe dos gêmeos, que compartilha o dia a dia dos filhos, conta com mais de 280 mil seguidores.
O influenciador Ivan Baron destacou no vídeo viral que “involuntariamente, o cantor imita a estereotipia de um deles” ao reproduzir os movimentos, e ressaltou que isso é desrespeitoso.
Ele enfatizou a importância de não imitar os comportamentos, gestos e atitudes de pessoas neurodivergentes, mesmo que de forma afetuosa, pois isso configura uma atitude capacitista.
Leia mais
Baron explicou que as estereotipias, ou stims, são movimentos repetitivos comuns em pessoas autistas, e que a maneira como o jovem se expressa no vídeo é única e deve ser respeitada.
Zezé Di Camargo e Luciano foram a atração principal do São João de Natal no último sábado (24/6), se apresentando na Arena das Dunas. Durante o show, eles também deram a oportunidade para a cantora potiguar Melissa Farias se apresentar junto com eles.
Foto: divulgação