ZFM tem melhor resultado em seis anos, mas emprego avança ocioso

Israel Conte
Publicado em: 10/11/2019 às 08:53 | Atualizado em: 10/11/2019 às 10:57
De janeiro a agosto, as indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM) faturaram R$ 65 bilhões. Foi o melhor resultado para o período em seis anos.
Os dados puxam matéria no caderno de Economia do jornal Estadão, que trata do aquecimento da produção de televisores, motocicletas, bicicletas, computadores, smartphones, aparelhos de ar-condicionado split e de forno de micro-ondas, a partir da perspectiva favorável para as vendas de Black Friday e Natal.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo disse ao impresso que “este ano (2019) a produção está bem melhor”, mas ressalta que, apesar do aquecimento, ainda não houve um avanço significativo no emprego.
Neste momento, as indústrias procuram ocupar a grande capacidade ociosa das fábricas, mas a maioria das empresas trabalha com um turno.
Leia mais
Polo industrial da ZFM tem melhor faturamento desde Dilma e Temer
Sondagem da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que o uso da capacidade nas indústrias que produzem bens de consumo duráveis, que são exatamente os itens fabricados em Manaus, atingiu 78,5% no mês passado. Foi o melhor outubro em uso da capacidade das fábricas desde 2014, observa Renata de Melo Franco, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV) e responsável pela pesquisa.
Leia mais no Estadão.
Foto: Reprodução/Youtube