#Toadas/BNC Amazonas 2023 está confirmado 

O governador Wilson Lima fez lançamento do Festival Folclórico de Parintins e anunciou renovação do apoio ao programa do BNC Amazonas

#Toadas/BNC Wilson Lima

Aguinaldo Rodrigues, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 10/03/2023 às 13:39 | Atualizado em: 11/04/2023 às 10:23

O programa #Toadas/BNC Amazonas, de divulgação do ritmo que todo ano embala o Festival Folclórico de Parintins e outras festas de boi-bumbá, está confirmado para a temporada 2023.

O Governo do Amazonas, principal parceiro do programa nos últimos cinco anos, definiu apoio ao evento.

O patrocínio, portanto, foi confirmado nesta sexta-feira (10) pelo governador Wilson Lima (União Brasil). Ele fez hoje, no Teatro Amazonas, o lançamento da 56ª edição do festival dos bois Caprichoso e Garantido.

“O Governo do Amazonas tem compromisso com a cultura do estado e, sobretudo, com aqueles que a divulgam”, disse Lima.

Wilson Lima e o anúncio

Sobre o #Toadas/BNC 

O #Toadas/BNC Amazonas nasceu como uma roda de toadas em dezembro de 2016. 

Reunindo no quintal do site artistas históricos e atuais do boi-bumbá, o propósito inicial foi de recolocar o ritmo, que explodiu nas décadas de 80 e 90, no mercado. E, por consequência, movimentar as galeras vermelha e azul, que todo ano dão um show de paixão por Garantido e Caprichoso.

Além de ajudar a reposicionar o ritmo na preferência dos brincantes, o #Toadas/BNC Amazonas trouxe oportunidade de renda para trabalhadores do setor.

Em média, por episódio, o programa gera cerca de 40 postos de trabalho diretos. Além de contratar artistas e músicos, o #Toadas também emprega produtores. Por exemplo, técnicos de som, luz, streaming e cenografia.

O programa surgiu em um ano difícil para os artistas, e também para o futuro do festival de Parintins. O Governo do Estado, na gestão de José Melo (Pros), havia cortado o patrocínio ao maior evento cultural do Amazonas.

O ano de 2016, dessa forma, foi um pesadelo para o mundo do boi-bumbá. Incerteza e desesperança dominavam o sentimento de artistas e envolvidos com a festa folclórica tradicional dos amazonenses.

Sem estímulo público e privado, bandas e artistas que surgiram com a explosão do boi-bumbá para além-fronteira do Brasil entravam em decadência e faliam. 

Músicos e cantores de toadas ficaram sem evento para se apresentar. Como resultado, sem renda.

Além disso, a mídia tradicional, principalmente as rádios e TV de Manaus, que na década de 90 foram fundamentais para transformar o folguedo junino na maior expressão da identidade cultural do Amazonas, também abandonaram as toadas de boi e seus artistas.

Leia mais

Abraço à causa

Foi então que o BNC Amazonas, recém-nascido, abraçou a causa. Seu diretor-presidente e fundador, jornalista Neuton Corrêa, chamou os artistas Neil Armstrong (maestro e músico do boi Caprichoso), o cantor e radialista Klinger Araújo (falecido em 2020) e o humorista Juliano Petro Velho. Em comum, além da origem parintinense, todos nasceram, se criaram e são envolvidos com os toadeiros da ilha.

Nascia assim o #Toadas, programa hoje que alcança milhares de seguidores a cada apresentação semanal. Toda a transmissão, com equipamentos de ponta, é feita por equipe própria do site, comandada por Neuton Corrêa Segundo, o Segundinho, filho do diretor-presidente. 

E a ideia do #Toadas era simples: recolocar o ritmo da toada de boi na mídia.

Já que a mídia tradicional de rádio, TV e jornal se fechou para os trabalhadores, o BNC Amazonas assumiu o papel de divulgador cultural da música folclórica. E assim surgiu a edição de estreia do #Toadas, no 31 de dezembro de 2016.

O projeto, dessa forma, foi ao encontro da novidade que começava a bombar em todo o mundo, que era as transmissões pelas plataformas e redes sociais de internet, via streaming. 

E assim, até nisso, nesse nicho do boi-bumbá, o #Toadas/BNC Amazonas se tornava pioneiro no estado. As rodas de toadas agora podiam ser curtidas na TV, no celular, no computador, e logo se tornaram uma ótima opção de lazer.

O primeiro #Toadas foi realizado no dia 31 de dezembro de 2016. 

Como resultado, três meses depois o mercado de eventos de toadas estava reaquecido.  

Leia mais

Dom Phillips e Bruno Pereira são homenageados no #Toadas Parintins

#Toadas/BNC
#Toadas/BNC Amazonas e a importante presença do compositor e cantor Chico da Silva

Novos tempos

Hoje, sete anos depois, computados os dois anos de sofrimento e dor impostos pela pandemia de coronavírus (covid-19), o #Toadas já marcou seu espaço.

O programa, por isso, é hoje grande evento de divulgação da cultura brasileira, com destaque para o festival de Parintins. Quem dá esse crédito são seus milhares de seguidores e o setor empresarial.

“A temporada 2023 do #Toadas deverá valorizar o cenário da paisagem amazônica natural. Por isso, os produtores do programa preveem realizar os episódios às margens do lago do Tarumã. E a pousada Paraíso Tarumã, portanto, deverá ser a casa do programa neste ano”, afirmou Corrêa.

De acordo com o jornalista-empresário, as definições da temporada do #Toadas saem na próxima semana.

Fotos/vídeos: BNC Amazonas