#Toadas/BNC começa sábado, dia 6, com atração principal do boi de Parintins

Estreia da sétima temporada do programa que conquistou o Amazonas é com o rei David Assayag, que vai cantar e contar seus 35 anos na toada.

David Assayag

Wilson Nogueira, especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 01/05/2023 às 13:09 | Atualizado em: 01/05/2023 às 13:09

A sétima temporada do #Toadas/BNC Amazonas vai começar no próximo dia 6, um sábado. E nessa batida, sempre nesse dia, às 13h, os artistas que fazem o ritmo do boi-bumbá ganhar o mundo vão até o dia 10 de junho. 

O programa, transmitido pelo YouTube, Facebook e Instagram do site, apresenta atrações musicais dos bois-bumbás, principalmente Caprichoso e Garantido.

Dessa forma, o #Toadas é um esquenta para o Festival Folclórico de Parintins, que acontece no último final de semana de junho. 

No #Toadas/BNC Amazonas, a entrada é livre para todos. 

Conforme o diretor do site e apresentador do programa, jornalista Neuton Corrêa, as edições serão na pousada Paraíso Tarumã, às margens do igarapé de área de natureza preservada da zona urbana de Manaus. 

Casa de Zezinho Corrêa

À exceção da última, no dia 10 de junho, que será uma apresentação especial, na despedida do #Toadas. De acordo com autorização do prefeito de Manaus, David Almeida, os artistas vão se exibir no Local Casa de Praia Zezinho Corrêa.

Trata-se da mais nova obra que Almeida agrega ao complexo turístico da Ponta Negra, às margens do rio Negro. A inauguração é nesta segunda (1º), Dia do Trabalhador.

Paraíso Tarumã, em meio à natureza, casa do #Toadas 2023

Leia mais

Grandes atrações

Corrêa disse que estão confirmadas as principais atrações do boi no programa do BNC Amazonas.

Por exemplo, as lives de estréia com David Assayag e banda e seus convidados, no dia 6, e Toada de Roda e Canto da Mata, no dia 13.

Legado do rei

No #Toadas de estreia no ano, no dia 6, David Assayag vai comemorar 35 anos como levantador (cantor) de toadas, item que defendeu nos bois de Parintins: Garantido (1994-2009) e Caprichoso (2010- 2020).

Mara Lima (Caprichoso) e Julieta Câmara (Garantido) são as convidadas para dividir o palco com o rei no programa de estreia. As cantoras são backings vocals dos bois na apresentação na arena.  

Esse espetáculo, conforme o artista, terá todas as toadas de sucesso que interpretou. Por exemplo, citou “Vermelho” e “Meu amor é Caprichoso”, ambas composição de Chico da Silva, e “Lamento de raça”, do falecido compositor Emerson Maia. 

A banda do rei, como David Assayag é tratado no mundo da toada, é assim formada: La Bamba (arranjador), Pelado Júnior e China (produtores), Márcio Dornelles (caixinha), Tony Deives e Gaúcho (surdos).

Leia mais

David Assayag assina contrato com novo boi

Segunda live

O segundo programa do #Toadas, no dia 13, é igualmente aguardado com muita expectativa pelos amantes do ritmo que não deixa ninguém parado.

É que nesse dia o palco é das bandas Toada de Roda e Canto da Mata. São dos mais importantes divulgadores do ritmo do boi-bumbá do Amazonas, símbolos de momentos distintos da música.

O Toada de Roda se dedica à preservação da toada-raiz, às canções do repertório dos primeiros toadeiros. O Canto da Mata, por sua vez, tem o feito histórico de tornar a marcação da toada mais rápida, com a introdução no ritmo do apoio de instrumentos eletrônicos (guitarra e teclado). 

Foi dessa forma que a banda ficou conhecida no Brasil nos anos 90, principalmente. A toada “Ritmo quente”, incluída no repertório do Caprichoso, foi uma febre até fora do país, gravada em outros idiomas.

Esquenta para Parintins

De acordo com Corrêa, a programação é pensada em satisfazer uma plateia eclética, de pessoas já identificadas com o festival de Parintins, mas também aquelas que, naturalmente, vão se envolver.

Dessa forma, o programa do BNC Amazonas tem um papel importante para o evento folclórico.

“O #Toadas, em Manaus, faz o esquenta do Festival Folclórico de Parintins”.

Conforme ele, a criação do #Toadas se inspirou nos grupos de toadeiros do começo da década de 80, que se reuniam na capital para divulgar o ritmo de Caprichoso e Garantido. 

“O #Toadas é um espaço que abriga artistas comprometidos com a cultura amazonense. É, também, um espação de divulgação midiática internacional, uma vez que é veiculado nas mais importantes redes sociais digitais do mundo”, afirmou Corrêa.

“Para além disso, o programa ajuda a manter a tradição do boi-bumbá viva enquanto gera emprego para artistas e movimenta o comércio e serviços”. 

Em suma, Corrêa afirmou que a proposta do #Toadas é promover o festival parintinense e incentivar que mais turistas participem da festa. 

Leia mais

Maestro no time

Neil Armstrong, maestro-adjunto da Orquestra de Violões da Amazônia, coordenador do Liceu de Artes Cláudio Santoro e produtor musical do boi Caprichoso, é também o mestre do #Toadas/BNC Amazonas, programa que ajudou a fundar com o diretor-presidente do site, Neuton Corrêa.

“O principal objetivo do #Toadas, desde a sua criação, é resgatar a história musical e social da toada. Além disso, tornar visíveis as histórias dos cantores e compositores que sustentam essa parte importante da cultura do Amazonas. E, dessa maneira, valorizar os artistas de boi-bumbá”, disse Armstrong. 

Para esta edição do programa, o maestro anunciou que o roteiro vai mesclar o ritmo tradicional da toada com o estilo mais atual. Contudo, conservando a essência que tanto agrada aos brincantes de boi.

Quem faz o #Toadas/BNC

A produção musical das lives é assinada pelo maestro Neil Armstrong, que também apresenta o programa com Neuton Corrêa e Juliano “Petro Velho” Santana. Eles, com Klinger Araújo (falecido), são fundadores do #Toadas.

Leia mais

Toadas em versão clássica lotam Teatro Amazonas com Orquestra de Violões

Foto: BNC Amazonas