Deputada Carla Zambelli é presa na Itália

Deputada foi condenada por invasão de sistemas do CNJ

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 29/07/2025 às 16:23 | Atualizado em: 29/07/2025 às 16:42

A deputada federal Carla Zambelli foi presa na tarde desta terça-feira (29) na Itália, conforme confirmado pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues. A prisão foi efetuada pela polícia italiana, com intensa colaboração entre as corporações do Brasil e da Itália.

Zambelli foi levada para uma delegacia italiana, e as autoridades locais têm 48 horas para definir o encaminhamento do processo, que pode incluir soltura, prisão domiciliar ou extradição para o Brasil.

A deputada havia deixado o país pela fronteira com a Argentina e estava na Itália, onde possui cidadania. Seu nome havia sido incluído na lista de procurados da Interpol, e ela teve sua condenação mantida pela 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Zambelli foi condenada por unanimidade em 14 de maio pela invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por falsidade ideológica.

De acordo com a denúncia, ela teria orientado o hacker Walter Delgatti Neto a invadir o sistema para inserir documentos falsos, como um mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Ela também é investigada em dois inquéritos sigilosos no STF: o “inquérito das fake news” e o das “milícias digitais”.

Saiba Mais em G1.

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil