O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar no início da noite de hoje (8), Dia Internacional da Mulher , o prefeito de Borba, Simão Peixoto (Progressistas). Ele estava recolhido a presídio de Manaus desde o dia 3 por ameaça de agressão a mulher.
A ordem de prisão foi do desembargador Anselmo Chíxaro, do TJ-AM (Tribunal de Justiça). No dia 6, ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) recusou pedido de Peixoto, e o manteve, pois, preso preventivamente.
Em praça pública, o prefeito ameaçou aplicar uma surra na vereadora Enfermeira Tatiana (PTB), tão somente por lhe fazer oposição.
O prefeito usou, inclusive, um cinto e um pedaço de tábua para simular a violência contra a mulher.
Como resultado, acabou denunciado na polícia e na Justiça.
Conforme o despacho de Moraes, é derrubado também o afastamento do prefeito do cargo, como havia determinado Chíxaro.
Leia mais
Soltura em data emblemática
Peixoto, como resultado da decisão de Moraes, deixa a cadeia em um dia emblemático, o dedicado internacionalmente à mulher.
Trata-se, portanto, de uma data que marca a luta feminina contra todas as formas de violência. Incluindo a praticada pelo prefeito de Borba, conhecido agora até fora do Amazonas. O motivo é que Peixoto não perde oportunidade de exibir seu perfil agressivo e violento.
Que o digam o presidente da Assembleia Legislativa (ALE-AM), deputado Roberto Cidade (União Brasil), o cidadão borbense Mirico, a vereadora Tatiana (PTB)…
Foto: Miguel Almeida/ALE-AM