Aziz diz que tomarĂ¡ ‘providĂªncias’ apĂ³s PF apurar vazamentos da CPI

Senador afirma que ficou surpreso com a investigaĂ§Ă£o da PF, pois, segundo ele, antes da CPI ter acesso aos vĂ­deos, eles jĂ¡ circulavam publicamente

aziz, providencias, pf, vazamentos, cpi

Publicado em: 05/08/2021 Ă s 09:30 | Atualizado em: 05/08/2021 Ă s 09:41

O presidente da CPI da covid (coronavĂ­rus), senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou, nesta quarta-feira (4), que irĂ¡ “tomar providĂªncias” em relaĂ§Ă£o a um inquĂ©rito a ser aberto pela PF sobre vazamentos de dados da comissĂ£o. De acordo com Aziz, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), serĂ¡ comunicado pela CPI sobre o caso. A publicaĂ§Ă£o Ă© do EstadĂ£o, republicada pelo NotĂ­cias ao Minuto.

Aziz se disse surpreso com a investigaĂ§Ă£o da PF, jĂ¡ que a CPI define o que Ă© sigiloso ou nĂ£o, e que mesmo antes da CPI ter acesso aos vĂ­deos, eles jĂ¡ estavam sendo veiculados na imprensa.

“JĂ¡ era de conhecimento da imprensa, e atĂ© entĂ£o nĂ£o houve nenhum iniciativa da PolĂ­cia Federal de tentar investigar quem estava vazando de dentro da PolĂ­cia Federal”, disse.

Os depoimentos que teriam sido vazados faziam parte de duas investigações em andamento na PF, uma sobre suspeita de prevaricaĂ§Ă£o do presidente Jair Bolsonaro e outra sobre a compra da vacina Covaxin. As duas investigações foram enviadas pela PF Ă  CPI, apĂ³s requerimento da comissĂ£o. 

Aziz também reclamou dos constantes ataques que a CPI sofre e da estrutura que o colegiado recebe.

“EstĂ¡ sendo difĂ­cil trabalhar, a colaboraĂ§Ă£o Ă© muito pequena. NĂ£o pense que essa CPI estĂ¡ funcionando aqui com estrutura, com uma sĂ©rie de coisas para o que ela estĂ¡ mostrando pro Brasil, ela estĂ¡ trabalhando com uma estrutura mĂ­nima, e uma quantidade muito grande de documentos pra gente analisar”. 

A notícia também impactou o vice-presidente do colegiado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que criticou a PF.

“A polĂ­cia federal manda para cĂ¡ depoimentos incompletos, depoimentos com suspeita de ediĂ§Ă£o”, argumentou, reclamando tambĂ©m da demora da polĂ­cia de abrir inquĂ©rito sobre o caso da Precisa Medicamentos.

Foto: Leopoldo Silva/AgĂªncia Senado