Bolsonaro garante R$ 31 milhões para 4 quilômetros da BR-319 em 2022

A estimativa de aplicação de recursos não coaduna com o discurso do governo de Jair Bolsonaro, para quem o asfaltamento da rodovia é "prioridade"

Ministro Tarcísio de Freitas projeta recuperar toda a BR-319 até 2022

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 02/09/2021 às 23:59 | Atualizado em: 03/09/2021 às 16:36

O projeto da lei orçamentária anual (Ploa) para 2022, enviado ao Congresso Nacional, prevê um investimento de R$ 31,7 milhões para a pavimentação de apenas quatro quilômetros da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho.

A estimativa de aplicação de recursos não coaduna com o discurso do governo de Jair Bolsonaro, para quem o asfaltamento da rodovia é “prioridade”.

Por meio de emendas individuais e de bancada, deve-se levar em conta que os recursos podem ser ampliados para a obra, mas pelo que foi proposto inicialmente fica difícil achar que a rodovia é uma prioridade.

Para se ter ideia, a proposta está aquém do que foi aprovado na lei de diretrizes orçamentárias (LDO).

Nessa, que define as metas e prioridades para o orçamento anual do país, foi estabelecido como objetivo asfaltar 20 quilômetros da estrada.

Recentemente, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse ao senador Plínio Valério (PSDB-AM) que estava fazendo uma alocação de recursos ao projeto de lei orçamentário para gastar nas obras no ano que vem.

Na ocasião, o ministro elogiou a bancada parlamentar do Amazonas por ser parceira do governo federal em relação à alocação de recursos para a obra.

“Tenho certeza de que a aliança entre Executivo e Legislativo, nesse caso, será fundamental para a gente avançar”, disse o ministro.

Investimentos

O governo trabalha em duas frentes na estrada, mas efetivamente mesmo só em uma.

A primeira, na pavimentação de 52 quilômetros no trecho C (Km 177,8 ao Km 250) já em execução.

A segunda é o asfaltamento do chamado trecho do meio (km 250 ao km 655). Contudo, esta aguarda a liberação de licença, principalmente ambiental, prévia.

O trajeto foi divido em quatro lotes e o custo estimado das obras é de R$ 1,5 bilhão ao longo de quatro anos.

Há três meses, o Departamento Infraestrutura e Transporte (Dnit) informou dispor de R$ 130 milhões para manutenção, conservação e recuperação da rodovia. Desse total, R$ 5 milhões são específicos para a recuperação.

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