‘Catástrofe’ e ‘quebra de confiança’, diz bancada do AM do decreto de IPI

Conforme a nota, assinada na íntegra pelos 11 membros da bancada do estado, até pelos parlamentares alinhados a Bolsonaro, o decreto causa "impacto danoso” à competitividade do polo industrial da ZFM

Mariane Veiga

Publicado em: 28/02/2022 às 12:16 | Atualizado em: 28/02/2022 às 12:54

Imediatamente à publicação do decreto de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes contra a Zona Franca de Manaus (ZFM), a bancada parlamentar do Amazonas no Congresso Nacional, puxada por seu líder, senador Omar Aziz (PSD), reagiu em nota à sociedade brasileira.

Além de provar mentira do ministro da Economia, de que não atingiria a ZFM, a nota afirma que a redução de 25% do IPI (Imposto de Produtos Industrializados) foi uma “catástrofe” e “uma profunda quebra de confiança” por Guedes.

Conforme a nota, assinada na íntegra pelos 11 membros da bancada do estado, até pelos parlamentares alinhados a Bolsonaro, o decreto causa “impacto danoso” à competitividade do polo industrial da ZFM. Além disso, revelou total desprezo do governo federal aos apelos da representação política do Amazonas.

Leia mais

Vice da Câmara e líder da bancada do AM reforçam reação pela ZFM

Nesta segunda, dia 28 de fevereiro, aniversário de fundação da ZFM, Aziz e Ramos representam a bancada na força-tarefa com o Governo do Estado e Prefeitura de Manaus para tentar derrubar essa medida que atinge fortemente a indústria do Amazonas.

Confira a íntegra do documento.

Leia mais no portal do Poder360.

Foto: BNC Amazonas