Parlamentares do AM são eleitos em comissões na Câmara e Senado
Deputados Sidney Leite e Delegado Pablo vão comandar a Comissão da Indústria, Comércio e Serviços e Comissão de Esporte. No Senado, Omar Aziz mantém a presidência da Comissão de Segurança Pública

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 27/04/2022 às 22:29 | Atualizado em: 27/04/2022 às 22:29
Dois membros da bancada do Amazonas foram eleitos, nesta quarta-feira (27), presidentes de comissões permanentes da Câmara dos Deputados.
Sidney Leite (PSD-AM) vai comandar a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS).
Por outro lado, o deputado Delegado Pablo (União/AM) foi eleito, por unanimidade, o novo presidente da Comissão do Esporte.
Ao assumir a presidência da CDEICS, Leite agradeceu o apoio dos deputados e disse que vai dar celeridade às votações.

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
“Temos inúmeros projetos para serem votados e entrarem em pauta, e temos um ano eleitoral, o que modifica esse calendário tornando-o mais curto”, declarou o deputado amazonense.
Durante o discurso de posse, Pablo agradeceu à indicação do partido e o apoio de outros membros da comissão.
“Cada real que a gente investe no esporte, a gente economiza na saúde e segurança pública. O esporte é uma ferramenta transformadora”, complementa o novo presidente. Pablo ainda enfatizou que o esporte não é só futebol, também é “artes marciais, natação, tiro ao alvo e outros esportes coletivos”.
Leia mais
Comissões permanentes elegeram 22 presidentes; confira os nomes
Nas negociações para comandar comissões da Câmara, já se sabia que Delegado Pablo seria o nome do União Brasil.

Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados
Pablo chegou a ser mencionado para presidir a Comissão de Educação ou de Legislação Participativa. Acabou ficando na Comissão de Esporte.
Posições no Senado
No Senado, Omar Aziz (PSD-AM) vai continuar na presidência da Comissão de Segurança Pública.
Já o senador Plínio Valério (PSDB-AM) fica na Ouvidoria-Geral da Casa.
Sem comando de nenhuma comissão, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) deverá permanecer na liderança do maior partido do Senado.
Mesa diretora
Por ser membro da mesa diretora da Câmara dos Deputados (1º vice-presidente), somente Marcelo Ramos (PL-AM) não participa de nenhuma comissão permanente, mista ou temporária por determinação regimental.
“Mesmo assim, todo esse tempo que estou na mesa diretora participo de todas as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e de todas as comissões que tenham projetos meus ou de interesse do Amazonas em pauta. Tenho direito a voz em todas elas, mas não posso votar nem ser membro titular ou suplente”, explica Marcelo Ramos.
Participação da bancada
Sem posições estratégicas e de comando, os demais membros da bancada do Amazonas na Câmara dos Deputados vão atuar nas seguintes comissões:
• Átila Lins (PSD-AM) – titular das comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional; Educação e Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra)
• Bosco Saraiva (SD-AM) – Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS), e Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra)
• Capitão Alberto Neto (PL-AM) – neste semestre integra a Constituição e Justiça e de Cidadania, Comissão Externa de Segurança Pública e Comissão de Finanças e Tributação.
• José Ricardo (PT-AM) – titular da Amazônia (Cindra) e de Desenvolvimento Urbano (CDU). Será suplente na CDEICS e de Educação.
• Silas Câmara (Republicanos – suplente na CCJ e Minas e Energia e titular na Comissão da Amazônia e Ciência e Tecnologia e Telecomunicações.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado