Nove de cada 10 eleitores creem que fake news influenciam no voto

Jovens, com idades entre 16 e 24 anos, sรฃo os que mais acreditam (91%) que as notรญcias falsas podem ter algum impacto na eleiรงรฃo.

Nove de cada 10 eleitores creem que fake news influenciam no voto

Ednilson Maciel, da Redaรงรฃo do BNC Amazonas

Publicado em: 06/09/2022 ร s 10:00 | Atualizado em: 06/09/2022 ร s 10:02

O Ipec mostrou em sua pesquisa que nove de cada 10 eleitores acreditam que fake news influenciam na hora do voto nas eleiรงรตes. Ou seja, esse nรบmero representa 85% dos brasileiros.

Jรก os que dizem que as fake news nรฃo devem influenciar sรฃo 12%. Enquanto os que nรฃo sabem ou nรฃo responderam sรฃo 3%. As informaรงรตes sรฃo do g1, divulgada hoje (6).

Alรฉm disso, os mais jovens, com idades entre 16 e 24 anos, sรฃo os que mais acreditam (91%) que as notรญcias falsas podem ter algum impacto na eleiรงรฃo.

Contudo, o nรบmero cai ร  medida que o eleitor fica mais velho, chegando ao mรญnimo (75%) entre eleitores com 60 anos ou mais.

Ao mesmo tempo, por exemplo, o instituto tambรฉm perguntou se, ao receber uma notรญcia, o entrevistado busca verificar se as informaรงรตes sรฃo verdadeiras.

  • Sempre verificam: 43%
  • ร€s vezes verificam: 27%
  • * Raramente verificam: 12%
  • Nunca verificam: 15%
  • Nรฃo sabem ou nรฃo responderam: 2%

Por outro lado, os eleitores com 60 anos ou mais aparecem como os que menos verificam a informaรงรฃo. Isto รฉ, um em cada quatro (26%) dizem nunca verificar.

Dessa forma, a pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre 2 e 4 de setembro em 158 municรญpios.

Portanto, a margem de erro รฉ de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nรญvel de confianรงa de 95%.

Leia mais no g1.

Leia mais

TSE vai jogar duro contra fake news e ataques ao voto eletrรดnico

Foto: Arquivo/Agรชncia Brasil