Manaus disputa título de ‘Cidade Sul-Americana do Esporte’

Título é concedido pela Aces Europe a municípios que se destacam nesse setor

Publicado em: 03/08/2023 às 23:25 | Atualizado em: 03/08/2023 às 23:39

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), lançou hoje (3) a candidatura de Manaus para disputar o título de “Cidade Sul-Americana do Esporte” de 2024.

O evento aconteceu no Casarão da Inovação Cassina, no centro histórico, e contou com a participação do diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte (FME), Alexandre Maciel, e do representante e interlocutor da Aces Europe e da Aces América do Sul, João Macário.

Chancelado pelo Parlamento Europeu e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o título é concedido pela Aces Europe a municípios que se destacam nesse setor.

Almeida disse que o título pode mudar a imagem de Manaus mundialmente, principalmente após a segunda onda de casos da pandemia de covid-19.

“Eu acredito que vamos chegar nesta posição. Com esse prêmio, vamos ter visibilidade mundial. Nós não podemos nivelar Manaus por baixo”.

Leia mais

Jogos estudantis com 7,6 mil atletas começam em Manaus

O prefeito citou ações desenvolvidas na capital.

“A nossa cidade foi sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Manaus é conhecida mundialmente como a capital da Amazônia. Por isso, não podemos deixar de investir em esportes. Nós temos apoiado clubes de futebol, vôlei, atletas de diversas modalidades e realizamos uma maratona internacional”.

Ele citou ainda reforma de centros esportivos, praças, ciclovias, “tudo isso para tirar as pessoas das suas casas e levar para a atividade física”.

Para Macário, a candidatura de Manaus ao prêmio é uma prova da volta por cima que a cidade deu nos últimos anos.

Maciel citou projetos desenvolvidos pela prefeitura:

“A grande intenção desta candidatura é mostrar Manaus para o Brasil e para o mundo como uma cidade que respira esportes”.

Foto: Phil Limma/Semcom