Fundo criado na reforma tributária é ‘grande conquista’, diz deputado
Mandel se referia a dois fundos inseridos no texto aprovado no Senado

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 09/11/2023 às 17:06 | Atualizado em: 09/11/2023 às 17:11
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) disse em post no X que a criação de fundo de desenvolvimento na reforma tributária é grande conquista, assim como a manutenção das vantagens fiscais da ZFM (Zona Franca de Manaus).
Aprovada no Senado neste dia 8, o texto da reforma volta à Câmara dos Deputados para nova votação. O relatório foi do senador Eduardo Braga (MDB-AM).
“Lutei para que os estados do Norte, principalmente a nossa Zona Franca [de Manaus] fosse preservada. Sempre defendi a diversificação de atividades econômicas na Amazônia”.
Conforme afirmou, seu voto na Câmara vai ser no “melhor para o desenvolvimento econômico do país”.
Leia mais
Reforma tributária prevê cashback do gás de cozinha a pobres
Os fundos novos
Mandel se referia a dois fundos inseridos no texto aprovado no Senado. O primeiro é o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional, que vai compensar prejuízos de estados com o fim da guerra fiscal. A partir da reforma, novos benefícios fiscais para atrair investimento não poderão ser criados.
A União deve abastecer esse fundo com R$ 60 bilhões até 2043.
O deputado também falava do Fundo de Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia Ocidental e do Amapá, que poderá ser criado por lei complementar. Sua destinação é fomentar o desenvolvimento e a diversificação das atividades econômicas dos estados que têm áreas de livre comércio.
Fonte: Agência Senado
Foto: divulgação