Pescadores de pirarucu à espera do sim do Ibama, hoje

Do contrário, eles ficarão sem renda da temporada de pesca do gigante e o Amazonas, sem o pescado para 2024

Neuton Correa

Publicado em: 14/11/2023 às 08:45 | Atualizado em: 14/11/2023 às 10:24

Pescadores de piracuru de 12 municípios do médio e alto rio Solimões amaheceram o dia, hoje, com foco no Ibama.

Eles pediram com que o instituto, excepcionalmente, prorrogue até o dia 20 de dezembro o período da captura do peixe gigante nos lagos da região. O resultado do pedido é aguardado para esta terça-feira, 14.

O prazo regular da temporada vai de 30 de junho a 30 de novembro. Mas, o problema que, por causa da seca histórica, os pescadores não conseguiram chegar aos lagos.

Sem essa flexibilização por parte do Ibama, os pescadores ficarão sem a principal fonte de renda deles do ano.

E o problema não será só por eles. Todo estado poderá sentir o problema. Isso porque, sem essa pesca, o pirarucu poderá ficar escasso nas feiras e mercados de Manaus, por exemplo.

Leia mais

Seca extrema: pode faltar pirarucu nas feiras no ano que vem

Foto: Adriano Gambarini/OPAN/divulgação