STF nega pedido bolsonarista e mantém Moraes julgando golpistas
Roberto Barroso afirmou que o Supremo tem entendimento consolidado.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 21/02/2024 Ă s 09:18 | Atualizado em: 21/02/2024 Ă s 09:18
O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do LuĂs Roberto Barroso, negou ontem (20) os 193 pedidos bolsonaristas, que queria de afastamento do ministro Alexandre de Moraes do julgamento de golpistas.
É que Moraes estĂ¡ no comando das relatorias das investigações de atos antidemocrĂ¡ticos. Assim, entre os pedidos, estĂ¡ um questionamento feito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo o g1, nas decisões, Barroso afirmou que o Supremo tem entendimento consolidado de que pedidos de suspeiĂ§Ă£o e impedimento de um magistrado sĂ£o excepcionais.
Dessa forma, nĂ£o podem ser adotados a partir de alegações genĂ©ricas, que nĂ£o demonstrem claramente das situações que comprometam a parcialidade do julgador.
Réus golpistas
Nesse sentido, desde dezembro, o Supremo foi acionado pelos advogados dos rĂ©us denunciados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023. Isto Ă©, quando bolsonaristas invadiram as sedes dos TrĂªs Poderes, que foram destruĂdas.
Leia mais
Bolsonaro quer Moraes fora de investigações sobre suposto golpe
Defesa de Bolsonaro
Conforme a publicaĂ§Ă£o, jĂ¡ a defesa do ex-presidente argumentou, por exemplo, que Moraes admitiu em entrevistas que seria vĂtima do suposto plano golpista investigado pela PolĂcia Federal. Desse modo, de acordo com a defesa, por isso, nĂ£o poderia julgar os fatos.
Leia mais no g1.
Foto: FĂ¡bio Rodrigues Pozzebom/AgĂªncia Brasil