De Costa e Silva a Lula, o que cada presidente fez pela BR-319

Em 25 de julho de 2024, a Justiรงa do Amazonas suspendeu a licenรงa prรฉvia para pavimentar a rodovia

BR-319 e a ideia da Amazรดnia como santuรกrio do carapanรฃ

Ednilson Maciel, da Redaรงรฃo do BNC Amazonas

Publicado em: 05/08/2024 ร s 10:26 | Atualizado em: 05/08/2024 ร s 10:26

A obra da BR-319, para conectar Manaus ao resto do Brasil por terra, foi iniciada em 1968, no governo Costa e Silva (1967-1969). De lรก atรฉ hoje, saiba o que cada presidente fez pela rodovia.

Conforme o Poder360, a rodovia foi inaugurada 4 anos mais tarde, em 1972, jรก sob o comando de Mรฉdici.

Segundo a reportagem, naquela รฉpoca, a previsรฃo de deslocamento para sair de um ponto a outro da rodovia era de 12 horas.

Em 1988, no governo Sarney (PMDB), a rodovia foi fechada e reaberta em alguns momentos em 1988 a 2021,

Com Fernando Henrique Cardoso (PSBD), em 2001 foi concluรญda a pavimentaรงรฃo dos primeiros 58 km da BR-319 ao sul e 100 km no extremo norte.

Jรก com o presidente Lula da Silva (PT), a Justiรงa do Amazonas embargou o inรญcio das obras de pavimentaรงรฃo da rodovia.

Com a presidente Dilma Rousseff (PT), no ano de 2012 o Dnit decretou situaรงรฃo de emergรชncia por causa de alagamentos.

Ainda no governo da petista, em 2014, o รณrgรฃo obteve autorizaรงรฃo para a manutenรงรฃo da rodovia.

Com a mudanรงa de Dilma para Michel Temer, (MDB), a BR-319 ficou trafegรกvel no perรญodo de chuvas pela primeira vez em 30 anos.

A partir daรญ, com a entrada de Jair Bolsonaro (PL) no comando do paรญs, em 2019, trecho nรฃo pavimentado da rodovia entra para o Programa de Parcerias para Investimentos (PPI) e Programa Nacional de Desestatizaรงรฃo (PND).

Entรฃo, ainda com Bolsonaro, em 2022, o Ibama autorizou a pavimentaรงรฃo, barrou a instalaรงรฃo do canteiro de obras.

Por conseguinte, com o retorno de Lula ao Planalto, em 2023, o Dnit firmou contratos para mitigar a fauna da regiรฃo.

Em suma, a rodovia foi ter asfalto em 2001, jรก no governo de Fernando Henrique Cardoso, mas nรฃo em sua total extensรฃo.

Por exemplo, foram asfaltados: 58 km a partir de Porto Velho; 100 km a partir de Manaus.

Enquanto isso, o chamado trecho do meio, entre as partes asfaltadas, รฉ alvo de brigas ambientais e na Justiรงa.

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Nesse sentido, em 25 de julho de 2024, entretanto, a Justiรงa do Amazonas suspendeu a licenรงa, colocando em xeque o cronograma imaginado pelo governo Lula para a obra.

Assim, a decisรฃo tem carรกter liminar e o Executivo, segundo apurou o Poder360, espera conseguir revertรช-la em breve por meio de recurso do Dnit.

Dessa forma, para os governistas, conseguir uma licenรงa definitiva para a pavimentar a rodovia atรฉ o fim de 2025 seria uma grande conquista.

Portanto, a partir daรญ, o governo estima que seria necessรกrio mais ao menos 1 ano e meio para iniciar a obra. Entรฃo, precisaria de mais 2 anos para concluir o asfaltamento. A decisรฃo judicia…

Leia mais em Poder360.

Foto: Movimento BR-319/divulgaรงรฃo