Presidente Figueiredo: Patrícia propõe consolidar destino turístico

Patrícia Lopes apresenta propostas para consolidar Presidente Figueiredo como destino turístico, com foco em segurança, tecnologia e sustentabilidade ambiental.

Publicado em: 02/09/2024 às 07:00 | Atualizado em: 02/09/2024 às 13:21

A prefeita Patrícia Lopes, candidata à reeleição pela coligação “A força da união que vem do povo”, apresentou propostas para alavancar o turismo e reforçar a proteção ambiental em Presidente Figueiredo. Com foco em segurança, infraestrutura e tecnologia, as iniciativas visam consolidar o município como um destino turístico de destaque e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais.

Durante seu mandato, Patrícia disse que promoveu avanços significativos no turismo local, e as novas propostas buscam elevar ainda mais o potencial da cidade.

Uma das principais iniciativas é a ampliação da segurança nos atrativos turísticos, com a construção do Parque Municipal das Aves e do Portal da Cidade, para recepção a visitantes.

No campo da tecnologia e divulgação, Patrícia propõe o desenvolvimento de um aplicativo móvel para promover os atrativos turísticos do município, fortalecendo o turismo rural, de aventura, ecoturismo, religioso e ecológico.

Conforme ela, a ideia é facilitar o acesso a informações sobre os pontos turísticos e aumentar o fluxo de visitantes.

Intensificar o turismo de pesca esportiva no lago da hidrelétrica de Balbina e criar um programa permanente de incentivo ao turismo de aventura também estão entre as propostas, aproveitando as belezas naturais de Presidente Figueiredo para atrair mais turistas.

Leia mais

Presidente Figueiredo: candidata à reeleição faz caminhada no Morada do Sol

Para garantir o sucesso dessas iniciativas, a candidata propõe melhorias na infraestrutura do Conselho Municipal de Turismo e implementação de programas de incentivo e regularização para operadores turísticos, com linhas de crédito e capacitação técnica.

Ela propõe ainda a oferta de meia-entrada em atrativos municipais para moradores e a criação de programas de acesso ao crédito para empreendimentos turísticos.

Proteção, recuperação e sustentabilidade

Além de impulsionar o turismo, Patrícia disse se comprometer a continuar a melhoria da infraestrutura e a proteção dos recursos naturais do município.

Entre as principais propostas na área ambiental, destacam-se a ampliação da rede de esgoto e tratamento de efluentes e a construção de um abrigo e triagem para animais de rua, integrado ao projeto do “castramóvel”.

Outra iniciativa é a criação de duas novas unidades de conservação: os parques naturais Maroaga e das Onças – Balbina, além da revitalização dos parques urbanos existentes.

Também propõe a implementação de programas para a recuperação de igarapés e mananciais, a criação de um código de postura ambiental e o fortalecimento da fiscalização contra ocupações irregulares, visando proteger o meio ambiente.

Para melhorar a gestão de resíduos, Patrícia falou em lançar o programa Lixo Zero, que inclui a coleta seletiva e a recuperação de áreas degradadas, além de um programa de arborização e paisagismo para as vias públicas do município.

A prefeita também pretende implantar um Programa de Formação de Agentes Ambientais e a integração da vigilância ambiental com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), assegurando a proteção dos recursos naturais de Presidente Figueiredo.

“Com essas propostas, eu e Ricelli Pontes, queremos consolidar um futuro sustentável para Presidente Figueiredo, equilibrando o desenvolvimento econômico através do turismo com a preservação dos recursos naturais, garantindo qualidade de vida para a população e um ambiente atrativo para os visitantes”.

Fotos: divulgação