Asfalto pode estar com dias contados, cresce uso de concreto

Rodovia dos Imigrantes, em SĂ£o Paulo, e o Anel RodoviĂ¡rio de Belo Horizonte jĂ¡ adotaram esse material, mostrando resultados impressionantes.

Asfalto pode estar com dias contados, cresce uso de concreto

Publicado em: 02/12/2024 Ă s 06:00 | Atualizado em: 02/12/2024 Ă s 09:57

ApĂ³s dominar as estradas do paĂ­s, o asfalto pode estar com os dias contados. É que uma alternativa que promete mais durabilidade e menor custo de manutenĂ§Ă£o estĂ¡ ganhando espaço: o concreto.

Conforme o site CPG, alĂ©m de durar mais do que o asfalto tradicional, o concreto oferece vantagens que vĂ£o muito alĂ©m da economia.

Todavia, essa transformaĂ§Ă£o nĂ£o acontece da noite para o dia.

Segundo a publicaĂ§Ă£o, ainda existem desafios financeiros, ambientais e tĂ©cnicos que precisam ser superados para que o concreto se torne o novo padrĂ£o.

Por outro lado, surge o questionamento: por que essa mudança Ă© tĂ£o relevante?

Novos caminhos

Por exemplo, em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, uma proposta audaciosa estĂ¡ em estudo: a construĂ§Ă£o de uma nova via na zona sul da cidade.

Ou seja, mais do que atender os 56 mil habitantes da regiĂ£o, essa nova estrada promete aliviar o trĂ¢nsito e melhorar o acesso Ă  BR-280, um dos principais corredores rodoviĂ¡rios do estado.

Dessa forma, o projeto inclui a possibilidade de utilizar o concreto como pavimento principal, o que representaria um marco para a infraestrutura da cidade.

Nesse sentido, a prĂ³pria viabilidade financeira do projeto Ă© um ponto de interrogaĂ§Ă£o, uma vez que obras desse porte demandam investimentos significativos.

Concreto em rodovias

Dessa maneira, o uso do concreto em rodovias nĂ£o Ă© exatamente uma novidade no Brasil.

Sobretudo, estradas como a Rodovia dos Imigrantes, em SĂ£o Paulo, e o Anel RodoviĂ¡rio de Belo Horizonte jĂ¡ adotaram esse material, mostrando resultados impressionantes.

Assim, entre as principais vantagens do concreto, destaca-se sua durabilidade.

Como resultado, enquanto o asfalto tradicional precisa de reparos frequentes, especialmente em regiões com trĂ¡fego intenso, o concreto pode durar até 30 anos sem manutenĂ§Ă£o significativa.

Com isso representa uma economia considerĂ¡vel a longo prazo, tanto para os cofres pĂºblicos quanto para os usuĂ¡rios.

Ao mesmo tempo, outra vantagem Ă© a resistĂªncia ao calor e Ă s intempĂ©ries. O concreto nĂ£o amolece em altas temperaturas, uma caracterĂ­stica importante em um paĂ­s tropical como o Brasil.

E tem mais, ele suporta melhor o peso de veĂ­culos pesados, como caminhões e Ă´nibus, reduzindo a formaĂ§Ă£o de buracos e deformações na pista.

Leia mais no CPG.

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