Asfalto pode estar com dias contados, cresce uso de concreto
Rodovia dos Imigrantes, em SĂ£o Paulo, e o Anel RodoviĂ¡rio de Belo Horizonte jĂ¡ adotaram esse material, mostrando resultados impressionantes.

Publicado em: 02/12/2024 Ă s 06:00 | Atualizado em: 02/12/2024 Ă s 09:57
ApĂ³s dominar as estradas do paĂs, o asfalto pode estar com os dias contados. É que uma alternativa que promete mais durabilidade e menor custo de manutenĂ§Ă£o estĂ¡ ganhando espaço: o concreto.
Conforme o site CPG, alĂ©m de durar mais do que o asfalto tradicional, o concreto oferece vantagens que vĂ£o muito alĂ©m da economia.
Todavia, essa transformaĂ§Ă£o nĂ£o acontece da noite para o dia.
Segundo a publicaĂ§Ă£o, ainda existem desafios financeiros, ambientais e tĂ©cnicos que precisam ser superados para que o concreto se torne o novo padrĂ£o.
Por outro lado, surge o questionamento: por que essa mudança Ă© tĂ£o relevante?
Novos caminhos
Por exemplo, em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, uma proposta audaciosa estĂ¡ em estudo: a construĂ§Ă£o de uma nova via na zona sul da cidade.
Ou seja, mais do que atender os 56 mil habitantes da regiĂ£o, essa nova estrada promete aliviar o trĂ¢nsito e melhorar o acesso Ă BR-280, um dos principais corredores rodoviĂ¡rios do estado.
Dessa forma, o projeto inclui a possibilidade de utilizar o concreto como pavimento principal, o que representaria um marco para a infraestrutura da cidade.
Nesse sentido, a prĂ³pria viabilidade financeira do projeto Ă© um ponto de interrogaĂ§Ă£o, uma vez que obras desse porte demandam investimentos significativos.
Concreto em rodovias
Dessa maneira, o uso do concreto em rodovias nĂ£o Ă© exatamente uma novidade no Brasil.
Sobretudo, estradas como a Rodovia dos Imigrantes, em SĂ£o Paulo, e o Anel RodoviĂ¡rio de Belo Horizonte jĂ¡ adotaram esse material, mostrando resultados impressionantes.
Assim, entre as principais vantagens do concreto, destaca-se sua durabilidade.
Como resultado, enquanto o asfalto tradicional precisa de reparos frequentes, especialmente em regiões com trĂ¡fego intenso, o concreto pode durar até 30 anos sem manutenĂ§Ă£o significativa.
Com isso representa uma economia considerĂ¡vel a longo prazo, tanto para os cofres pĂºblicos quanto para os usuĂ¡rios.
Ao mesmo tempo, outra vantagem Ă© a resistĂªncia ao calor e Ă s intempĂ©ries. O concreto nĂ£o amolece em altas temperaturas, uma caracterĂstica importante em um paĂs tropical como o Brasil.
E tem mais, ele suporta melhor o peso de veĂculos pesados, como caminhões e Ă´nibus, reduzindo a formaĂ§Ă£o de buracos e deformações na pista.
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Foto: LĂºcio Bernardo Jr./AgĂªncia BrasĂlia