PGR vai investigar Bolsonaro como informante de Trump e traidor do Brasil
Ele mesmo confessou que passava informações "em primeira mão" aos americanos.

Publicado em: 11/08/2025 às 09:42 | Atualizado em: 11/08/2025 às 09:45
A Procuradoria-Geral da República (PGR) investigará o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por possível crime contra a soberania nacional, conforme pedido protocolado na sexta-feira (8) pelo deputado Jorge Solla (PT-BA).
É que segundo ele, Bolsonaro declarou que repassou informações do Brasil à equipe do presidente estadunidense Donald Trump. Como informa a Revista Fórum.
“Acionei a Procuradoria-Geral da República para investigar o ex-presidente por entregar informações estratégicas do Brasil ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump”, diz Solla em seu perfil no Instagram. “Nossa soberania não é moeda de troca! É inaceitável que um ex-presidente se comporte como inimigo do próprio país”, completa.
De acordo com a publicação, a acusação se baseia em uma entrevista concedida por Bolsonaro em março deste ano, no aeroporto de Brasília.
Por exemplo, o ex-presidente afirmou que os Estados Unidos temiam que o Brasil “virasse uma Venezuela”.
Além disso, Bolsonaro fez declarações sem fundamento sobre acordos entre Brasil e China. Ele afirmou que acordos teriam sido assinados entre os dois países durante a cúpula do G20 realizada no Rio de Janeiro, incluindo um suposto tratado de cooperação nuclear.
“Entregando o Brasil para a China. 37 acordos assinados no final do ano passado por ocasião do G20 aqui no Brasil, entre eles um acordo de energia nuclear, material que a China não tem e vai ter em abundância agora e se aplica para muita coisa aí. Não é pelas energias, agricultura e medicina, é em construção de bombas atômicas. Podem ficar tranquilos, já passei para a equipe do Trump isso aí, passei em primeira mão lá atrás”, disse Bolsonaro na ocasião.
Leia mais na Revista Fórum.
Leia mais
Lula acusa E. Bolsonaro de traição por busca de apoio externo
Foto: reprodução/Alan Santos/PR