Congresso em Foco dá a Alberto Neto prêmio de melhor deputado do AM
Deputado recebeu o prêmio de destaque nacional, que reconhece sua atuação ética, transparente e em defesa do Amazonas.

Publicado em: 21/08/2025 às 08:00 | Atualizado em: 21/08/2025 às 07:32
Na noite desta quarta-feira, dia 20, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL/AM) foi eleito o melhor deputado federal do Amazonas durante a 18ª edição do Prêmio Congresso em Foco 2025, realizada no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília.
A homenagem, considerada o “Oscar da Política”, é concedida aos parlamentares que exercem o mandato com ética, compromisso democrático, transparência e atenção ao interesse público. É um reconhecimento à atuação de excelência de deputados e senadores.
“Muito honrado em receber o Prêmio Congresso em Foco 2025 de melhor parlamentar do Amazonas. Eu sempre digo que o mandato é nosso, e ser reconhecido pelo trabalho que desenvolvemos pelo povo do Amazonas é realmente uma felicidade indescritível. Gratidão a todos que acreditam no nosso mandato. Seguimos firmes com o compromisso de fazer do nosso estado uma terra cada vez mais próspera para todos nós”, disse Capitão Alberto Neto.
A premiação destacou a atuação do parlamentar ao longo do mandato, como vice-líder do governo e do partido na Câmara, além das relatorias de projetos importantes, das dezenas de proposições de sua autoria, da participação ativa em comissões, dos discursos e das votações nominais.
Na edição anterior, o deputado foi premiado na categoria “Melhor Parlamentar do Norte”, ficando entre os cinco melhores da região. Na classificação geral, ocupou o 66º lugar em um ranking de 391 congressistas. Em 2020, ele foi premiado na categoria “Parlamentar mais transparente do Brasil”, sendo o único do Amazonas a integrar a lista dos mais transparentes do país.
Prêmio Congresso em Foco
Criado em 2006, o prêmio distingue deputados e senadores que se destacam pela atuação ética, pelo compromisso com os direitos humanos, pela boa governança, pela transparência e pela defesa do interesse público.
A escolha dos premiados segue um processo criterioso e transparente, com votação popular online realizada este ano entre os meses de junho e julho, auditada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Além disso, há a votação de jornalistas que cobrem a rotina do Congresso e a avaliação de um júri técnico, que analisa critérios como presença, qualidade das propostas e capacidade de articulação.
O objetivo do prêmio é estimular a cidadania, incentivar o acompanhamento crítico do trabalho legislativo e fortalecer a democracia.
Leia mais
Alberto Neto nega bajulação aos Estados Unidos em projeto de sua autoria
Foto: divulgação