Sócios do Caprichoso querem mudar estatuto para prorrogar mandato de Babá

Publicado em: 14/04/2018 às 17:19 | Atualizado em: 14/04/2018 às 17:29

Como faz parte da vida, na política tudo pode mudar e as eleições bovinas não fogem deste conceito. A questão suscitada é porque um grupo de sócios torcedores do boi Caprichoso pretende cair em campo para defender a reeleição do atual presidente Babá Tupinambá.

Se porventura o projeto de alteração no estatuto do bumbá obtiver êxito, seria uma ducha de água fria nos planos de Jender Lobato (atual vice do bumbá) de se tornar presidente. O ato é interpretado por outra gama de sócios do bumbá, como um descumprimento do acordo firmado entre Babá e Jender, este por sua vez, seria seria o candidato de Babá a presidente do Caprichoso no próximo pleito.

Vale ressaltar, que Babá alimenta a ideia de ampliar de 3 para 4 anos o mandato do próximo gestor, ou seja, em caso da reeleição de Babá, ele ficaria por quatro anos a frente do bumbá azul.

O apoio para a reeleição de Babá começa a ganhar musculatura, entretanto, a ideia de ampliar o tempo de mandato parece não vingar. As informações são do radialista e secretário de Comunicação de Parintins, Gil Gonçalves.

 

Em 2013, Márcia Baranda tentou a mesma 'proeza'

Em 2013, Márcia Baranda tentou consolidar a mesma ‘proeza’

 

Em 2013, Márcia Baranda, à época presidente do Caprichoso tentou manobra semelhante a que está em curso, na ocasião, um grupo de opositores chamou de “golpe a prorrogação do mandato” da presidente Márcia.

O mandato seria até o ano de 2016, obtido em Assembléia Geral, mas a ação foi derrubada pelo juiz Itamar Gonzaga, da 3ª. Vara da Comarca de Parintins. Marcia recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), mas não obteve êxito.

A lei maior do bumbá, estatuto do boi Caprichoso, não permite reeleição. O Estatuto também estabelece a realização da eleição no primeiro domingo de setembro a cada triênio.

Fotos: reprodução/internet