Discussões entre relator e ex-presidente do INSS suspendem CPMI duas vezes

Alessandro Stefanutto trocou ofensas com o relator Alfredo Gaspar e pediu desculpas após sessão ser interrompida.

Publicado em: 13/10/2025 às 19:29 | Atualizado em: 13/10/2025 às 19:31

A sessão da CPMI do INSS foi interrompida duas vezes em menos de uma hora, nesta segunda-feira (13), após bate-boca entre o relator Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) e o ex-presidente do órgão, Alessandro Stefanutto.

O primeiro embate ocorreu quando o relator perguntou sobre afastamentos no instituto após denúncias de fraude. Stefanutto se recusou a responder, alegando tratar-se de uma “pergunta retórica”, o que provocou a primeira suspensão.

Minutos depois, Gaspar voltou a questionar a relação de Stefanutto com o advogado Gilmar Stelo, acusado de intermediar entidades sindicais envolvidas em golpes contra aposentados. O ex-presidente rebateu com ironia e ouviu do relator: “Me respeite, rapaz, você sendo cabeça do maior roubo de aposentados e pensionistas”.

O clima esquentou e o presidente da comissão, Carlos Viana (Podemos-MG), suspendeu novamente a reunião. Ao retornar, Stefanutto pediu desculpas:

“Acho que me excedi. Sempre que você é ofendido na honra, você responde, mas reconheço o excesso.”

A Polícia Federal e a CGU investigam o ex-presidente por suposta omissão em descontos ilegais nas aposentadorias. Ele nega envolvimento e afirma não ter cometido “qualquer conduta que colocasse em risco os segurados”.

Saiba mais na CNN.

Leia mais

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado