Comandante afasta policiais militares que mataram cachorros em Manaus
Caso aconteceu no Novo Aleixo, quando viatura por cima dos animais. Delegado abre inquérito.
Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 02/02/2026 às 12:46 | Atualizado em: 02/02/2026 às 12:46
A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) afastou das atividades operacionais os policiais envolvidos no atropelamento que resultou na morte de dois cães, na zona norte de Manaus. A decisão foi anunciada na tarde deste domingo (1º), poucas horas após a divulgação das imagens que flagraram o crime.
O caso ocorreu na Avenida Coronel Sávio Belota, no bairro Novo Aleixo. Câmeras de segurança registraram o momento em que os animais estavam parados na via e foram atingidos pela viatura policial. Nas imagens, é possível ver o veículo passando por cima dos cães e seguindo sem prestar socorro.
A repercussão do caso se intensificou nas redes sociais, especialmente por acontecer em meio à comoção nacional provocada pela morte do cão comunitário conhecido como Orelha, que foi brutalmente agredido na Praia Brava, em Florianópolis, e não resistiu aos ferimentos.
Em nota, a PMAM informou que abriu imediatamente um processo administrativo disciplinar contra os policiais. A apuração está sendo conduzida pela Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD).
“Ao tomar conhecimento do fato, a PM-AM iniciou, imediatamente, o processo de identificação dos envolvidos e um procedimento administrativo disciplinar foi aberto. A corporação ressalta que não compactua com a conduta apresentada pela guarnição e que a apuração do caso será conduzida com rigor”, afirmou a corporação.
Ainda segundo a Polícia Militar, os agentes foram flagranteados logo após o ocorrido e conduzidos ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde prestaram depoimento. Paralelamente, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) instaurou um inquérito para apurar o caso.
“Equipes da PC-AM foram deslocadas ao local, onde realizaram todas as diligências necessárias. A ocorrência será encaminhada à Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA), que dará prosseguimento às providências cabíveis”, informou a polícia.
Dona lamenta morte dos cães
A dona dos animais, a comerciante Maria Paulete, lamentou a perda e disse que os cães tinham 10 e 7 anos. Um deles deixou quatro filhotes.
“Eles eram animais calmos, não mexiam com ninguém. Saiam, davam uma voltada e depois voltavam. Eram mansos, castrados”.
O caso segue sob investigação e pode resultar em sanções administrativas e criminais aos policiais envolvidos.
*Com informações do g1.
Leia mais
Chefe da polícia de SC acusa homem do Amazonas no caso ‘Orelha’
Foto reprodução/vídeo
