Yara Lins e o novo papel do TCE-AM

Sob a liderança de Yara Lins, Corte de Contas assume papel pedagógico e aposta na orientação técnica para elevar a qualidade da educação nos municípios do interior

Yara Lins e o novo papel do TCE

Publicado em: 05/02/2026 às 12:24 | Atualizado em: 05/02/2026 às 12:24

O Tribunal de Contas do Amazonas resolveu sair do lugar-comum da punição e dar um passo político-institucional relevante. Ao lançar o Programa de Apoio à Melhoria da Qualidade da Educação, a presidente Yara Amazônia Lins reposiciona o TCE-AM como agente de indução de políticas públicas, apostando mais em orientação do que em sanção.

A presença de prefeitos de todo o estado, além de representantes do MEC e do Unicef, sinaliza que a Corte quer ser parte da solução — e não apenas o fiscal de sempre. Esse é o destaque desta quinta-feira (5) da Coluna do Cristo.

Dessa maneira, segundo a coluna, em tempos de indicadores educacionais vexatórios no interior, o movimento é ousado e, se bem executado, pode render dividendos políticos e sociais.

Além disso, a coluna destaca que Renato Júnior e Wilson Lima assinaram o termo de compromisso e metas do Programa TCE pela Educação. Com o Estado, o Tribunal de Contas fará monitoramento contínuo dos resultados da Educação nos municípios, com avaliações diagnósticas com os estudantes do 2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental.

Confira também que os deputados Adail Filho e Silas Câmara são os únicos da bancada do Amazonas a não apoiar CPI do Master.

Clique aqui e acesse a coluna na íntegra.

Foto: TCE-AM/divulgação