Roberto Cidade defende ação conjunta contra alta dos combustíveis

Presidente da ALE-AM defende fiscalização mais rígida e diálogo entre poder público e setor econômico para reduzir impactos no bolso da população

Roberto Cidade defende ação conjunta contra alta dos combustíveis

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 12/03/2026 às 04:57 | Atualizado em: 12/03/2026 às 04:57

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), defendeu a intensificação da fiscalização sobre o aumento no valor dos combustíveis para o consumidor final em todo o Amazonas.

Dessa forma, ontem (11) ele sugeriu uma articulação entre o Governo do Estado, prefeituras e representantes do setor para buscar alternativas que minimizem os impactos para a população.

Segundo o parlamentar, é necessário que haja responsabilidade com o consumidor diante das recentes elevações nos preços da gasolina e de outros combustíveis.

Ele afirmou estar disposto a colaborar diretamente nas discussões com o Executivo estadual e com o segmento econômico envolvido na cadeia de distribuição.

“É preciso ter responsabilidade com o consumidor. É imprescindível monitorar e fiscalizar. Eu me coloco à disposição também para articular junto ao governador Wilson Lima e os representantes do setor para que se encontre um entendimento. O aumento no valor do petróleo tem a ver com a guerra, mas outros fatores também estão impactando e nós precisamos buscar um meio termo”, afirmou.

Cidade sugeriu ainda que o debate possa incluir a criação de incentivos que ajudem a controlar o preço final pago pelo consumidor, tanto na capital quanto nos municípios do interior. Para ele, é fundamental que medidas sejam discutidas e implementadas com rapidez.

O deputado também chamou atenção para a realidade em algumas cidades do interior do Amazonas, onde o preço da gasolina já ultrapassa valores considerados elevados até mesmo para os padrões nacionais.

“Em Pauini, o valor do litro da gasolina está R$ 9,14, em Maués está mais de R$ 10 e em Parintins também já aumentou. Se na capital o aumento já é prejudicial, imagine no interior. É preciso agilidade para minimizar os impactos”, destacou.

Em Manaus, o litro da gasolina está sendo comercializado em média a R$ 7,29, figurando entre os mais caros do país. Em alguns postos, a gasolina aditivada já chegou a R$ 7,49.

Diante da rápida elevação nos preços, que surpreendeu consumidores nos últimos dias, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) anunciou que irá intensificar as fiscalizações nos postos de combustíveis para investigar possíveis irregularidades e verificar se os aumentos estão sendo repassados de forma adequada ao consumidor final.

Leia mais

Crise no Oriente Médio: Governo aperta cerco contra alta dos combustíveis

Foto: divulgação