STF dá prazo para Hugo Motta explicar emendas do presidente do PL
Câmara deve apresentar documentos sobre suposto direcionamento irregular de recursos
Publicado em: 10/07/2026 às 19:06 | Atualizado em: 10/07/2026 às 19:08
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), apresente, em até 10 dias, documentos relacionados a emendas parlamentares supostamente indicadas pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.
Segundo a decisão, investigações identificaram 21 emendas, que somam R$ 119 milhões, supostamente direcionadas de forma irregular e registradas para ocultar o verdadeiro autor das indicações. Os recursos teriam sido destinados, principalmente, às áreas de saúde, turismo e cidades.
Diante das suspeitas, Dino também determinou o bloqueio de bens de Valdemar Costa Neto no valor de R$ 119 milhões, correspondente ao total das emendas investigadas.
Segundo a CNN, Valdemar afirmou que, em municípios sem representação em Brasília, é comum que o líder do partido faça as indicações de emendas e negou qualquer irregularidade. As investigações seguem em andamento.
Leia mais na CNN Brasil.
Foto: Marina Ramos/Agência Câmara
