Braga lidera, Lima e Alberto Neto empatam pela segunda vaga de senador

Levantamento da Projeta mostra Eduardo Braga isolado na liderança da corrida ao Senado; disputa pela segunda cadeira permanece aberta, com Capitão Alberto Neto e Wilson Lima

Braga lidera, Lima e Alberto Neto empatam pela segunda vaga de senador

Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 24/07/2026 às 07:55 | Atualizado em: 24/07/2026 às 08:19

A pesquisa Projeta divulgada nesta quinta-feira reforça um cenário de ampla vantagem do senador Eduardo Braga (MDB) na disputa pelas duas vagas do Amazonas ao Senado Federal. O emedebista aparece com 25,3% das intenções de voto, abrindo quase dez pontos de vantagem sobre o pelotão que disputa a segunda cadeira.

Na segunda posição, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) registra 15,7%, seguido de perto pelo ex-governador Wilson Lima (União Brasil), com 15,3%. A diferença de apenas 0,4 ponto percentual coloca os dois em empate técnico, considerando a margem de erro de 1,79 ponto percentual da pesquisa.

Mais atrás aparecem Plínio Valério (PSDB), com 9,8%, Marcos Rotta, com 7,8%, e Marcelo Ramos, com 7,4%. Os votos brancos e nulos somam 11%, enquanto 7,7% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder.

Interior impulsiona Eduardo Braga e Wilson Lima

O levantamento revela diferenças importantes entre a capital e o interior do estado.

No interior, Eduardo Braga amplia sua liderança e alcança 31,1%, seguido por Wilson Lima, com 22,4%. Capitão Alberto Neto aparece em terceiro, com 11%. Pesquisa Projeta – Manaus, Interior e Amazonas.pdf

Já em Manaus, o cenário muda significativamente. Braga mantém a liderança, com 20,1%, mas Alberto Neto praticamente empata com ele ao registrar 20%. Wilson Lima cai para a quinta colocação na capital, com apenas 9%, ficando atrás inclusive de Plínio Valério (12,3%) e Marcos Rotta (10%).

Os números indicam que Alberto Neto concentra sua força eleitoral em Manaus, enquanto Wilson Lima mantém maior competitividade no interior, tornando essa divisão geográfica um dos fatores centrais da disputa pela segunda vaga.

Wilson lidera rejeição

Embora permaneça competitivo na corrida, Wilson Lima enfrenta o maior índice de rejeição entre os candidatos ao Senado.

Segundo a pesquisa, 32,6% dos eleitores afirmam que não votariam nele de forma alguma. Em seguida aparecem Eduardo Braga (13,3%), Capitão Alberto Neto (11,9%) e Marcelo Ramos (10,7%). Plínio Valério registra 7,5% de rejeição, enquanto Marcos Rotta tem 7,1%.

A elevada rejeição de Wilson pode se tornar um dos principais desafios de sua campanha na reta final, sobretudo diante do equilíbrio com Alberto Neto na disputa pela segunda cadeira.

Leia mais

Aziz e Cidade polarizam e vão para o segundo turno, diz pesquisa Projeta

Cenário

A pesquisa desenha uma disputa com dois movimentos distintos: Eduardo Braga aparece consolidado na liderança e, neste momento, com vantagem confortável para conquistar uma das vagas ao Senado. A outra cadeira, porém, permanece completamente aberta, com Alberto Neto e Wilson Lima separados por menos de meio ponto percentual e tecnicamente empatados.

Com a campanha entrando oficialmente em sua fase eleitoral, a tendência é que a polarização pela segunda vaga se intensifique, especialmente entre a capital e o interior do Amazonas, onde os dois principais concorrentes apresentam desempenhos bastante diferentes.

Metodologia

A pesquisa Projeta ouviu 3 mil eleitores entre os dias 18 e 23 de julho de 2026, em Manaus e outros 19 municípios do Amazonas. A margem de erro informada é de 1,79 ponto percentual, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número AM-09152/2026.

Foto: reprodução