Pré-carnaval tem disputa PMDB x PSDB pelo poder das comissões

Publicado em: 20/02/2017 às 11:30 | Atualizado em: 20/02/2017 às 11:30
Da pauta do Senado para esta semana pré-carnavalesca, que inclui a sabatina de Alexandre de Moraes para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ato só para cumprir tabela, pelo jeito, a disputa pelo comando das comissões permanentes é a que causa mais agitação na casa.
PMDB e PSDB, as maiores bancadas, estão em “guerra” pelo filé. Vantagem para o partido do presidente da República, que já ficou com uma das principais, a de Constituição e Justiça (CCJ) e ainda tem direito a escolher pelo menos mais três de 13 que serão instaladas. Tudo por ter a maior bancada parlamentar.
Restará aos tucanos, a segunda maior bancada, escolher duas comissões, logo depois dos peemedebistas.
O PSDB está de olho na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), considerada a segunda mais importante do Senado, depois da CCJ, e outra de maior relevância, como a de Infraestrutura ou a de Relações Exteriores.
Aliados, PMDB e PSDB podem se esbarrar nessas escolhas. Os tucanos ameaçam azedar as escolhas dos parceiros se seus interesses não forem levados em conta.
Para lideranças tucanas, o PMDB já passou o rodo no poder: tem as presidências da República, do Senado, da CCJ do Senado, vai ter da Comissão Mista de Orçamento e ainda ocupará mais três comissões no Senado.
Foto: EBC