Movimentando mais de R$ 2,2 milhões em recursos no mês de agosto, as feiras regionais da Agência de Desenvolvimento sustentável (ADS), vinculada à Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), deram um salto de 80% em seu faturamento, se comparado ao mesmo período de 2017. No ano anterior, o total de recursos movimentados foi de R$ 1,2 milhão.
Os produtos comercializados também tiveram crescimento de mais de 54%. Foram 824,8 toneladas de produtos regionais vendidos neste ano, contra 535 toneladas em 2017.
“Nossas feiras oferecem itens diretos do produtor, com preços abaixo até 30% dos comércios convencionais, além, claro, da garantia de qualidade desses produtos. Inovamos levando feira para dentro de grandes centros comerciais e ainda pretendemos crescer muito mais”, disse o chefe de negócios agropecuários da ADS, Heitor Liberato.
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A agência tem hoje 23 feiras na capital e interior do Amazonas. “Foram 18 feiras inauguradas desde julho de 2017 e pretendemos, até o final deste ano, inaugurar mais 24 estruturas em municípios de todo o estado. Com isso, serão beneficiadas cerca de 2.400 famílias do setor primário”, disse Liberato.
Benefícios para 2,4 mil produtores
Só na capital, são beneficiados, diretamente, mais de um mil agricultores. No interior, são mais 900 produtores contemplados, somando um total de 2.400 participantes.
Capital tem 9 feiras regionais
A ADS coordena nove feiras na capital: Clube dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica-Cassam; shoppings Sumaúma, Ponta Negra e Manaus Plaza, no comando da Polícia Militar; no frigorífico Vitello/Cidade Nova e as feiras de produtos 100% orgânicos no Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra) e no Vitello/Parque 10.
No interior, as feiras estão em 14 municípios (Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Boa Vista do Ramos, Parintins, Silves, Novo Airão, Beruri, Manacapuru, Careiro Castanho, Lábrea, Tefé, Novo Aripuanã, Tonantins, e Humaitá).
Foto: Divulgação/Secom