Segunda mulher a comandar MP-AM assume posto no dia 15

segunda mulher

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 13/10/2018 ร s 09:00 | Atualizado em: 13/10/2018 ร s 09:00

A promotora de Justiรงa Leda Mara Nascimento Albuquerque toma posse no cargo de procuradora-geral de Justiรงa (PGJ) do Ministรฉrio Pรบblico do Amazonas (MP-AM) na prรณxima segunda, dia 15. Ela serรก a segunda mulher no cargo, depois que a hoje desembargadora do Tribunal de Justiรงa (TJ-AM) Socorro Guedes comandou o รณrgรฃo em 2003.

A posse vai ser ร s 17h, no auditรณrio da PGJ.

Eleita pelo colegiado de promotores e procuradores de Justiรงa como a mais votada da lista trรญplice apresentada ao chefe do poder Executivo, Leda Mara foi imediatamente escolhida e nomeada pelo governador Amazonino Mendes (PDT) no รบltimo dia 11 de setembro.

Leda Mara รฉ atualmente a subprocuradora-geral de Justiรงa para assuntos administrativos da PGJ.

“O MP tem hoje atribuiรงรตes constitucionais essenciais para que tenhamos uma sociedade mais igual, justa e fraterna. Tenho consciรชncia de que tambรฉm temos problemas para acompanhar as evoluรงรตes sociais, inclusive o aumento da criminalidade organizada, mas estaremos preparados para esse enfrentamentoโ€, disse a procuradora.

Segundo ela, sua gestรฃo vai dar continuidade ao trabalho โ€œde uma geraรงรฃo que acredita ser possรญvel fazer diferente, construir um Ministรฉrio Pรบblico forte, resolutivo e capaz de responder aos anseios da sociedade, a destinatรกria dos nossos serviรงos”.

 

Saiba mais sobre a nova procuradora

Foi graduada em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 1988, onde hoje รฉ professora. Tornou-se mestra em direito e polรญticas pรบblicas em 2008 (Ceub), foi delegada da Polรญcia Civil do estado, com atuaรงรฃo na Delegacia da Mulher entre 1993 e 1995. Seu ingresso no MP-AM foi em 1996.

Nos seus 22 anos de promotora de Justiรงa, Leda Mara comeรงou atuando em Parintins (1996) e na capital foi titular da 7ยช Promotoria de Justiรงa/4ยช Vara Criminal, atuou no Gaeco (Grupo de Atuaรงรฃo Especial de Combate ao Crime Organizado) e em cargos administrativos do MP-AM desde 2014.

 

Foto: BNC Amazonas