Deputado propõe alerta de assalto no transporte coletivo do Amazonas

Transporte

Publicado em: 03/04/2019 às 10:30 | Atualizado em: 03/04/2019 às 10:30

Preocupado com o elevado índice de roubos e furtos nos ônibus do transporte coletivo de Manaus, que muitas vezes resultam em mortes ou pessoas feridas, o deputado Roberto Cidade (PV) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) para obrigar as empresas a instalarem dispositivo de alerta de assalto nos veículos.

“O aumento da incidência de assaltos a ônibus em nosso estado é mais um componente a ser acrescentado a um quadro de violência que só vem se agravando nos anos mais recentes”, afirmou o deputado.

Sem um mecanismo qualquer que possa combater a ação, os assaltantes podem estar se sentindo estimulados ao crime, avalia o deputado. “Portanto, os passageiros, a população e os trabalhadores do setor de transporte merecem essa urgente medida de proteção”.

 

Leia mais

Assalto a ônibus na Djalma Batista tem tiroteio e morte

 

Se aprovada, a medida vale para o transporte municipal, intermunicipal e internacional no Amazonas.

A ideia é que o ônibus possa emitir uma mensagem para alertar que há uma ocorrência de assalto naquele momento. Pela proposta de Cidade, esse aviso poderia ser exibido no letreiro frontal do veículo, por exemplo, acionado pelo motorista ou cobrador.

O texto do projete também define aplicação de multas para quem descumprir as normas, além de medidas administrativas e judiciais. A arrecadação seria destinada para melhoria nos serviços de orientação e proteção ao consumidor.

 

Leia mais

PGR nega rever prisão de Gurgacz por fraude em ônibus da Cascavel

 

Estatísticas criminais

De acordo com estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP), de janeiro a outubro do ano passado, mais de 1,4 mil pessoas foram presas por ocorrências desse tipo em Manaus.

Conforme o Sinetram (sindicato dos empresários de ônibus), a grande parte das ocorrências estão nas zonas norte, leste e sul.

 

Foto: Divulgação/ALE-AM