A defesa da ZFM deveria começar pelo ministro do Meio Ambiente, cobra Arthur

Israel Conte
Publicado em: 26/04/2019 às 17:14 | Atualizado em: 26/04/2019 às 17:14
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi chamado para se tornar um dos defensores da Zona Franca de Manaus (ZFM) no governo de Jair Bolsonaro (PSL). A cobrança foi feita pelo prefeito Arthur Neto (PSDB) durante entrevista ao BNC nesta sexta-feira, dia 26.
“A Zona Franca tinha que ser compreendida no governo de Jair Bolsonaro, em primeiro lugar, pelo ministro do Meio Ambiente, que nunca pisou aqui. Não pisou antes, foi escolhido sem pisar na Amazônia e, durante quatro meses, não pisou na Amazônia”, cobrou o prefeito.
Leia mais
Ministro do Meio Ambiente confirma presença no Festival de Parintins
Ele também criticou o desconhecimento de Salles sobre as potencialidades e dificuldades da região.
“Ele [Salles] disse no programa da Andrea Sadi, na Globo News, que tem assessores que o informam. O ministro do Meio Ambiente deveria ser alguém super antenado com isso (questões da Amazônia e ZFM), devia estar na vanguarda, dentro do governo fazendo contraponto com aqueles em que tudo é cálculo matemático”, destacou.
ZFM
Na entrevista completa, que pode ser conferida no link abaixo, Arthur tratou entre outros temas, do cenário político nacional e da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de reconhecer o direito aos créditos de IPI da compra de insumos na ZFM.
Sobre a Zona Franca, o prefeito foi além. Disse que não se trata apenas de manter “os incentivos que já temos, mas sim de investir em infraestrutura para podermos baixar o custo Amazonas, a ponto de realizarmos o sonho de virarmos um polo de importação. […] Nós dissemos ao ministro [da Economia], Paulo Guedes, que tudo isso é médio prazo. Mas para o médio prazo, os investimentos têm que começar ontem”, destacou.
Confira a entrevista concedida ao jornalista Neuton Corrêa.
Foto: BNC