PT não tem candidato a prefeito São Paulo e Lula orienta outros apoios

Publicado em: 21/06/2019 às 20:09 | Atualizado em: 21/06/2019 às 20:09
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou o Partido dos Trabalhadores (PT) a avaliar bem o quadro de candidatos a prefeito em 2020. O PT chegou a conclusão preliminar de que não há quadros para a disputa na cidade de São Paulo, e promete apoiar candidatos de partidos de centro-esquerda com mais chances de vitória pelo país.
De acordo com o Estadão, esta é a primeira vez que a direção do PT cogita não ter candidato próprio em São Paulo.
Na segunda-feira passada, o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do partido realizou a primeira reunião para iniciar a preparação rumo às eleições municipais de 2020.
Em um balanço preliminar, publica o Estadão, ele avaliou que deve crescer nas cidades de porte médio, com mais de 200 mil eleitores, mas tem candidatos competitivos em só quatro das 27 capitais.
Com a falta de quadros competitivos e a orientação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT deve priorizar o apoio a candidatos dos demais partidos de centro-esquerda (PSB, PDT, Psol e PCdoB) que tenham mais chances de vitória.
“Quem estiver pior precisa apoiar o aliado que estiver melhor”, disse Lula a vários interlocutores que foram visitá-lo em Curitiba, onde cumpre pena.
Foto: Divulgação/PT-DF