TCU cobra Guedes sobre Coaf investigar Glenn Greenwald

Neuto Segundo
Publicado em: 06/07/2019 às 18:46 | Atualizado em: 06/07/2019 às 18:58
O Tribunal de Contas da União (TCU) estabeleceu prazo de 24 horas para que o ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), informe se o Conselho de Controle de Atividade Financeiro (Coaf) está investigando as movimentações financeiras do jornalista Glenn Greenwald.
O Coaf está subordinado ao Ministério da Economia. As informações são da Agência Brasil.
O site Intercept Brasil, de onde Glenn é editor, tem divulgado série de troca de mensagens atribuídas a procuradores da Lava Jato e ao ministro da Justiça, Sergio Moro, à época, juiz da operação Lava Jato em Curitiba.
No despacho do ministro Bruno Dantas, baseado na representação do subprocurador-geral, Lucas Rocha Furtado, o Coaf estaria verificando, a pedido da Polícia Federal, movimentações atípicas que pudessem estar relacionadas à invasão dos celulares de agentes públicos envolvidos nos trabalhos da operação.
Porém, “a motivação dessa investigação teria sido, mediante perseguição e abuso de poder, e para intimidar o jornalista”, diz o documento.
No despacho, o ministro também dá 24 horas para que o presidente do Coaf, Roberto Leonel de Oliveira Lima, se manifeste.
Leia mais:
Paulo Guedes terá poder de decisão sobre PPBs da ZFM
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil