Congresso derruba vetos de Bolsonaro sobre partidos e eleições

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 27/11/2019 às 18:49 | Atualizado em: 27/11/2019 às 18:49
O Congresso Nacional derrubou sete e manteve um dos 45 dispositivos vetados pelo presidente Jair Bolsonaro à lei que altera as regras para partidos políticos e para eleições, sancionada no dia 27 de setembro. A reportagem é do G1.
A votação ocorreu, nesta quarta-feira (27), por meio de cédula eletrônica.
Segundo o G1, os demais 37 dispositivos vetados da lei ainda serão definidos em votações separadas com registro de voto no painel, em sessão marcada para a próxima terça-feira (3).
Em linhas gerais, os dispositivos da legislação eleitoral que ainda serão analisados tratam de propaganda partidária em rádio e TV, pagamento de multa com fundo partidário e prazo para aplicação da inelegibilidade de candidatos.
Vetos derrubados
Entre os sete pontos que tiveram o veto derrubado e agora passam a valer, segundo o G1, está o que permite que os partidos possam emitir passagens aéreas para não-filiados em eventos relacionados à sigla – como congressos, reuniões, convenções ou palestras.
Outro item que passa a ter validade é a mudança na regra sobre a composição do valor do fundo eleitoral usado para o financiamento de campanhas.
Com isso, vale a proposta aprovada inicialmente pelo Congresso, que prevê que o valor do fundo deve ser estabelecido por projeto de lei de Orçamento da União e será formado a partir do percentual do total de emendas de bancada cuja execução é obrigatória. Atualmente, o fundo é composto por, pelo menos, 30% dos recursos destas emendas.
Leia mais no G1 sobre outros vetos
Foto: Luís Macedo/Câmara dos Deputados