Bolsonaro é denunciado a tribunal internacional por atacar indígenas

Mariane Veiga
Publicado em: 28/11/2019 às 16:43 | Atualizado em: 28/11/2019 às 16:43
Da Redação
O Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda, recebeu nesta quarta-feira, dia 27, uma denúncia contra o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), por “crimes contra a humanidade”.
Ele é acusado de “incitar o genocídio e promover ataques sistemáticos contra os povos indígenas” com declarações, discursos e políticas do seu governo.
Promotor do tribunal pediu “uma investigação preliminar do incitamento ao genocídio e ataques sistemáticos generalizados direcionados aos povos indígenas.”
A denúncia foi feita por grupo de advogados e militantes que fazem parte do Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos e da Comissão Arns, entidades que reúnem juristas e acadêmicos com o objetivo de mostrar violações aos direitos humanos.
Nesta quarta, em Manaus, Bolsonaro voltou a criticar a demarcação de terras indígenas.
“Nós temos no estado Amazonas, hoje, a maior parte tomada por reservas indígenas, áreas de proteção ambiental, estações ecológicas, parques nacionais, entre outras políticas ambientalistas que, em parte, prejudicaram o crescimento do nosso Brasil. E a Zona Franca de Manaus veio exatamente para mostrar que o Brasil é nosso, para integrá-lo ao resto do nosso país”, afirmou o presidente à imprensa.
Leia mais
Bolsonaro reafirma desejo de liberar exploração mineral em terra indígena
O que diz a presidente do PT
“Bolsonaro é denunciado ao Tribunal Penal Internacional por incitar violência contra povos indígenas na Amazônia e não punir crimes ambientais. Advogados e juristas não encontraram espaço nas instituições para acionar o presidente aqui. O Brasil nunca passou tanta vergonha”, disse no Twitter a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR).
Leia mais
Bolsonaro assina decreto que ameaça Amazônia com cana-de-açúcar
Foto: BNC Amazonas