Sisu é suspenso até MEC comprovar correção de erro nas provas do Enem

Decisão da Justiça suspende divulgação de resultados pelo governo na terça

Erros, fies, pontos, redacao, enem

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 25/01/2020 às 10:49 | Atualizado em: 25/01/2020 às 12:18

Até que o Ministério da Educação (MEC) comprove que o erro na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi totalmente solucionado, o processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está suspenso.

Dessa forma, os resultados não poderão ser divulgados na terça-feira, dia 28, conforme previsto pelo governo, assim que as inscrições forem encerradas.

Isso foi o que decidiu liminar da Justiça Federal divulgada nesta sexta, dia 24, em ação movida pela Defensoria Pública da União (DPU).

Um dos argumentos da DPU foi o princípio da transparência. Ela alega que o processo de revisão dos erros de correção não foi claro o suficiente.

Além disso, apontou que o erro na correção das quase 6 mil provas pode ter influenciado na nota dos demais participantes, já que a metodologia considera a proporção de acertos e erros de todos os candidatos.

Para a Defensoria, a solução do problema seria a revisão da nota de todos os inscritos no Enem.

 

Leia mais

Por erros no Enem, MPF pede suspensão do ProUni, Sisu e Fies

 

Ações judiciais

Desde a correção das provas, já foram ajuizadas 24 ações relacionados ao Enem – a maioria mandados de segurança pedindo a revisão da nota.

Nesta sexta, o Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que suspenda as inscrições do primeiro semestre de 2020 dos três programas de acesso ao ensino superior: Sisu, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni).

Leia mais no G1.

 

Foto: Válter Campanato/Agência Brasil