Sisu é suspenso até MEC comprovar correção de erro nas provas do Enem
Decisão da Justiça suspende divulgação de resultados pelo governo na terça

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 25/01/2020 às 10:49 | Atualizado em: 25/01/2020 às 12:18
Até que o Ministério da Educação (MEC) comprove que o erro na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi totalmente solucionado, o processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está suspenso.
Dessa forma, os resultados não poderão ser divulgados na terça-feira, dia 28, conforme previsto pelo governo, assim que as inscrições forem encerradas.
Isso foi o que decidiu liminar da Justiça Federal divulgada nesta sexta, dia 24, em ação movida pela Defensoria Pública da União (DPU).
Um dos argumentos da DPU foi o princípio da transparência. Ela alega que o processo de revisão dos erros de correção não foi claro o suficiente.
Além disso, apontou que o erro na correção das quase 6 mil provas pode ter influenciado na nota dos demais participantes, já que a metodologia considera a proporção de acertos e erros de todos os candidatos.
Para a Defensoria, a solução do problema seria a revisão da nota de todos os inscritos no Enem.
Leia mais
Por erros no Enem, MPF pede suspensão do ProUni, Sisu e Fies
Ações judiciais
Desde a correção das provas, já foram ajuizadas 24 ações relacionados ao Enem – a maioria mandados de segurança pedindo a revisão da nota.
Nesta sexta, o Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que suspenda as inscrições do primeiro semestre de 2020 dos três programas de acesso ao ensino superior: Sisu, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni).
Leia mais no G1.
Foto: Válter Campanato/Agência Brasil