Governo libera educaĂ§Ă£o de cumprir carga mĂ­nima de dias letivos

Medida ProvisĂ³ria suspende a obrigatoriedade de escolas e universidades cumprirem a quantidade mĂ­nima de dias letivos neste ano.

Ufam abre inscrições para graduaĂ§Ă£o na capital e interior

Publicado em: 01/04/2020 Ă s 12:59 | Atualizado em: 01/04/2020 Ă s 12:59

O presidente Jair Bolsonaro assinou, nesta quarta-feira, 1º, uma medida provisĂ³ria que suspende a obrigatoriedade de escolas e universidades cumprirem a quantidade mĂ­nima de dias letivos neste ano. No entanto, ele manteve a obrigatoriedade da carga horĂ¡ria mĂ­nima.

Na prĂ¡tica, as instituições de ensino vĂ£o ter que cumprir a carga horĂ¡ria mĂ­nima em uma quantidade menor de dias letivos.

Leia mais

Contra o coronavĂ­rus, prefeitura higieniza terminais de Ă´nibus em Manaus

A medida provisĂ³ria nĂ£o traz especificações sobre como isso deverĂ¡ ocorrer.

A reduĂ§Ă£o da carga horĂ¡ria vem apĂ³s a suspensĂ£o de aulas para tentar frear a transmissĂ£o de casos de coronavĂ­rus, em meio Ă  pandemia de Covid-19.

Atualmente, a legislaĂ§Ă£o determina que a carga horĂ¡ria anual deve ser de pelo menos 800 horas para o Ensino Fundamental e para o MĂ©dio, distribuĂ­das em pelo menos 200 dias letivos.

No caso do Ensino Superior, o ano letivo mínimo também é de 200 dias.

EducaĂ§Ă£o em saĂºde

 

De acordo com a medida provisĂ³ria, o ensino superior em medicina, farmĂ¡cia, enfermagem e fisioterapia tambĂ©m terĂ£o os dias letivos abreviados, desde que cumpram algumas regras:

  • 75% da carga horĂ¡ria do internato do curso de medicina
  • 75% da carga horĂ¡ria do estĂ¡gio curricular obrigatĂ³rio dos cursos de enfermagem, farmĂ¡cia e fisioterapia.

Aulas Ă  distĂ¢ncia

Algumas instituições tĂªm adotado aulas Ă  distĂ¢ncia para manter o aprendizado dos estudantes enquanto cumprem quarentena.

A modalidade enfrenta desafios, jĂ¡ que nem todos tĂªm acesso Ă  internet de qualidade ou estĂ£o preparados para a autonomia nos estudos.

No caso das universidades, ao menos trĂªs instituições federais de ensino suspendera as aulas virtuais, em busca de manter a qualidade do ensino.

Fonte: G1

Foto: : BNC Amazonas