Lula sugere a Maia e esquerda pede impeachment de Bolsonaro

Bolsonaro cometeu "irresponsabilidades" que justificam seu impeachment, diz Lula em entrevista exclusiva ao BNC Amazonas/Rede Tiradentes

Lula

Aguinaldo Rodrigues, da Redação

Publicado em: 14/05/2020 às 14:27 | Atualizado em: 14/05/2020 às 14:27

Em entrevista exclusiva aos jornalistas Neuton Corrêa/BNC Amazonas e Ronaldo Tiradentes/Rede Tiradentes, Lula disse ser favorável ao impeachment de Bolsonaro. Puxado pelo Psol, partidos de esquerda se articulam para entrar com novo pedido na Câmara dos Deputados. Até o dia 12 eram 38 pedidos contra o presidente da República na mesa de Rodrigo Maia.

A entrevista de uma hora do ex-presidente da República Lula da Silva (PT) foi ao programa “Manhã de Notícias”/Tiradentes, de hoje (14).

Entre os vários temas que tratou, ele sugeriu que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), coloque em votação uma das dezenas de pedidos de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro.

De acordo com Lula, o presidente é irresponsável na condução do país contra a crise do coronavírus (covid-19). E “trata o país como se fosse o quintal da casa dele”.

Uma dessas irresponsabilidades citadas por Lula afeta o Amazonas, mais diretamente a capital.

Conforme o petista, Bolsonaro mandou quase 100 médicos e enfermeiros ao estado, mas o grupo está até hoje sem nomeação para trabalhar. Enquanto isso, estão em hotel de Manaus sem condições de ajudar no colapso do sistema de saúde local.

 

Veja o vídeo da entrevista

 

 

 

Leia mais

Fortalecida por Lula, PF é anarquizada por Bolsonaro, e não reage

 

Lula profetizou a Moro como Bolsonaro ia “jogá-lo n’água”

 

PT em novo pedido

Como resultado da atitude de Bolsonaro, o partido de Lula, o PT, se junta à esquerda neste dia 15 para novo pedido de impedimento na Câmara.

Para o ex-presidente, as ações de Bolsonaro por um governo autoritário vão continuar. “O Brasil não aguenta três meses do jeito que está sendo governado”.

Por isso, Lula cobra que o presidente da Câmara se decida por colocar o impedimento em pauta.

São esperadas assinaturas de pelo menos 300 organizações sociais nesse pedido puxado pelo Psol.

Dessa maneira, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), também considera que é hora do partido se unir à oposição pelo impeachment. Outros de esquerda, como Rede, PDT e PSB, já têm pedidos na Câmara.

Leia mais na coluna Painel, da Folha.

 

Foto: Reprodução/vídeo