João Souza assume novo mandato como chefe do MPC
Reconduzido pelo governador Wilson Lima, a posse de João foi conduzida pelo presidente do TCE, Mário de Mello

Mariane Veiga
Publicado em: 17/06/2020 às 16:17 | Atualizado em: 17/06/2020 às 16:17
O procurador de contas João Barroso de Souza foi empossado hoje (17) para novo mandato de dois anos à frente do Ministério Público de Contas (MPC). O órgão atua junto ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).
Reconduzido pelo governador Wilson Lima (PSC), sua posse foi conduzida pelo presidente do TCE, Mário de Mello, em ato por videoconferência.
Durante a solenidade virtual, Mello destacou a qualificação técnica de João Souza para o cargo. Além disso, ressaltou ser ele possuidor de experiência reconhecida no trabalho com a causa pública.
“O procurador João Barroso é reconhecido pela sua capacidade técnica de trabalho, experiência e aptidão. Cidadão amazonense com ilibada conduta e perseverança, inteligência e humildade. Além do seu histórico em defesa do patrimônio público e aprovação em primeiro lugar no concurso público para procurador do MPC. Essas características o trouxeram para admirável posição nesta corte”.
De acordo com o procurador, sua gestão vai dar continuidade ao trabalho duro que imprimiu no MPC desde 2018.
“Com muita seriedade, compromisso, imparcialidade, ética e muito equilíbrio. Nesses dois anos podemos concretizar vários projetos”, disse João Souza.
Conforme o presidente da Associação do Ministério Público de Contas e procurador do MPC do Pará, Stephenson Victer, o MPC do Amazonas vem dando exemplo de um controle externo atuante. “Inclusive com a composição de uma força-tarefa durante a pandemia. Uma atuação diligente e efetiva”.
Leia mais
Wilson renova mandato de João Barroso na chefia do MPC
Wilson vê competência
Para o governador Wilson Lima, João Souza foi reconduzido ao cargo “pela sua competência, capacidade de gerir o MPC e habilidade de interlocução com os órgãos”.
“Ocupar neste momento um cargo público, de chefia, é desafiador. É necessário se ter uma clara visão do momento pelo qual estamos passando, de conturbação em nosso país. Eu reconheço essas qualidades no procurador”.
De acordo com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), o procurador é exemplo de fortalecimento do MPC. E parabenizou o trabalho do TCE, destacando que cumpre um papel não só punitivo, mas também pedagógico, orientando os gestores.
Foto: Elza Vitória de Mello/TCE