MPF pede explicações de Pazuello sobre medicamentos de ‘kit intubação’
Ministério da Saúde terá que esclarecer como foi calculada a demanda dos medicamentos. Hospitais relatam desabastecimento

Publicado em: 27/07/2020 às 13:09 | Atualizado em: 27/07/2020 às 13:09
O Ministério Público Federal (MPF) pediu na última sexta-feira (24) que o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello conceda informações sobre o kit intubação.
Em suma, o esclarecimento deve ser feito sobre como foi calculada a demanda dos medicamentos usados no tratamento da Covid-19. Estes, portanto, que foram enviados aos estados e ao Distrito Federal.
Nas últimas semanas, o MPF recebeu informações de hospitais públicos e privados que atendem no Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o risco de desabastecimento de alguns medicamentos do chamado kit intubação.
Nos documentos, unidades de saúde do Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe relataram grandes dificuldades para aquisição dos fármacos, seja pela negativa da oferta de orçamento. Ou seja pelo cancelamento do fornecimento já contratado.
As instituições também apontam, segundo o MPF, atrasos nas entregas já agendadas. “A distribuição dos medicamentos requisitados pela União entre os estados também não tem sido suficiente para normalizar os estoques”, prosseguiu, em nota.
Leia mais em Metrópoles
Foto: Reprodução/site Liga Patriótica
Leia mais
Governadores da Amazônia pedem ajuda para comprar “kit intubação”