Deputado pede ao governo melhoria em aeródromos de municípios do Madeira
Conforme Belarmino Lins, as prefeituras não possuem recursos financeiros para arcar sozinhas com os custos referentes à manutenção técnica dos aeródromos

Publicado em: 24/08/2020 às 14:40 | Atualizado em: 24/08/2020 às 17:00
O deputado Belarmino Lins (Progressistas) reiterou apelo ao Governo do Estado em favor da pavimentação de pistas de três municípios do rio Madeira: Novo Aripuanã, Autazes e Nova Olinda do Norte.
“Como é do conhecimento público, vários aeroportos do interior operam sem as mínimas condições de segurança, incluindo pistas de barro batido”.
Para Belarmino, “à base de piçarras”, esses locais põe em risco as aeronaves e seus passageiros.
Conforme o parlamentar, as prefeituras não possuem recursos para arcar, sozinhas, com os custos referentes à manutenção técnica dos aeródromos.
Desse modo, um dos municípios mais prejudicados é Novo Aripuanã, com uma população estimada em mais de 24 mil habitantes.
Segundo o deputado, os problemas se repetem em Autazes, de 37.752 habitantes e um dos grandes centros pecuários do estado.
Situação idêntica é vivida por Nova Olinda do Norte, de 35 mil habitantes.
“Os três municípios possuem aeroportos operando com pistas de pouso deprimentes, pistas de barro, sem qualquer segurança”, disse.
De acordo com Belarmino, o apelo foi feito ao governador Wilson Lima e ao vice, Carlos Almeida, “por soluções urgentes a essa grave questão”.
Leia mais
ALE-AM aprova projeto de Belarmino que concede isenção a pessoas idosas
Foto: Aeroporto de Nova Olinda do Norte/Marcel Matheus/Facebook