Coari forma primeiros guardas municipais para usar arma de fogo
De acordo com a prefeitura, a formação é parte da parceria com a segurança pública do estado para capacitar os guardas municipais para atuar no setor

Publicado em: 30/11/2020 às 16:39 | Atualizado em: 30/11/2020 às 19:38
A Prefeitura de Coari anunciou hoje (30) a formatura de 117 guardas municipais no primeiro curso de aperfeiçoamento e habilitação para uso de arma de fogo.
De 3 a 28 de novembro, esse grupo da guarda civil de Coari foi capacitada pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp). O órgão integra a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
De acordo com a prefeitura, a formação é parte da parceria com a segurança pública do estado para capacitar os guardas municipais para atuar no setor.
Conforme a grade curricular do curso, os guardas municipais ganharam conhecimento em diversas áreas. Por exemplo, legislação de trânsito, noções criminalísticas, primeiros socorros, busca e resgate na selva, abordagem e controle e distúrbios.
Na terceira fase da formação, em dezembro, os guardas vão participar de curso de armamento, tiro e munições. Além disso, passarão por avaliação psicológica.
Leia mais
Pagamento da primeira parcela do 13º salário acaba nesta segunda
Regulamentação inédita
A Guarda Civil Municipal de Coari foi criada em 1994, e desde então vem sendo estruturada.
Os principais avanços começaram na gestão do ex-prefeito Adail Pinheiro (2004-2008), quando ocorreu o primeiro concurso público para guardas civis municipais em 2005. No ano seguinte, o prefeito efetivou 154 deles.
Foi no primeiro mandato de Adail Filho (2016-2020) que o grupo ganhou regulamentação, após aprovação da câmara municipal.
Conforme a prefeitura, a guarda de Coari é a única do Amazonas a ter tal regulamentação.
Foto: Divulgação