Site diz que placar favorável a impeachment de Bolsonaro é de 111 x 77
De acordo com o levantamento, 63,4% dos parlamentares não se posicionaram sobre o impeachment até o momento

Mariane Veiga
Publicado em: 26/01/2021 às 15:41 | Atualizado em: 26/01/2021 às 18:46
Em meio à pressão pelo afastamento do presidente Jair Bolsonaro, um perfil no Twitter que monitora o posicionamento de congressistas nas redes sociais aponta que 111 deputados são favoráveis e 77 são contrários ao impeachment.
A contagem foi atualizada nesta terça-feira (26). Até ontem (25), 111 deputados eram a favor do impedimento e 76 contrários.
A deputada Clarissa Garotinho (Pros-RJ) entrou para o grupo dos que são contra o afastamento do presidente.
“Gente, impeachment agora virou moda! Vamos respeitar o voto popular! Nas próximas eleições cada um faz o que quiser”, declarou a deputada em suas redes sociais.
Leia mais
Bolsonaro ironiza carreatas no país a favor do impeachment dele
De acordo com o levantamento, 63,4% não se posicionaram até o momento. Outros 15% mostram-se contrários do impeachment. E 21,6% são a favor.
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) promoveu a ideia ao afirmar que somente sabendo qual a posição de cada deputado seria possível abrir um processo.
“É preciso abrir o placar do impeachment com o nome de todos os deputados federais e começar a pressão dos eleitores sobre cada um deles, por todos os meios. Sem isso, o afastamento não vai acontecer”, afirmou Haddad.
O perfil chamado “SOS impeachment” existe desde 2019, entretanto inaugurou o placar no dia 15 de janeiro.
Dessa forma, para compor o resultado, os administradores monitoram as redes sociais dos deputados para checar se eles se posicionaram em relação ao tema.
Conforme o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é “inevitável” discutir a abertura de um processo “no futuro”.
Dessa maneira, Maia tem sofrido pressão para iniciar um processo de impedimento contra Bolsonaro por causa da gestão da pandemia do coronavírus.
Leia mais no Poder360.
Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República