Funai é acionada sobre conflito entre indígenas em Normandia, Roraima

Solicitação é para que a Funai tome providências urgentes em relação aos conflitos, para evitar uma contenda grave entre eles

Indígenas do AM e PA são maiores vítimas de conflitos por mineração

Ednilson Maciel

Publicado em: 15/02/2021 às 14:31 | Atualizado em: 15/02/2021 às 14:35

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) informou que acionou a Fundação Nacional do Índio (Funai) para apurar o ocorrido na região, onde moradores estariam recebendo ameaça para sair de sua residência em Normandia.

Conforme explicações da instituição, existe uma disputa por terra e gado entre um grupo de indígenas da comunidade Indígena da Sucubeira e um casal indígena originário da Comunidade do Lago da Veada, na região de Normandia.

Segundo o site Folha de Roraima, a Polícia Civil diz ter apurado que houve uma parceria entre eles para tratar um gado que, pertencente ao casal de indígenas do Lago da Veada, que foi morar na Comunidade Sucubeira.

No entanto,tempos depois, a parceria foi desfeita e iniciou-se uma série de conflitos que tem causado violência física, ameaças, danos materiais, disputa pela terra e o gado.

Dessa forma, no dia 04 de fevereiro, o delegado titular de Normandia, DPC Rodrigo Gomides, encaminhou ofício ao coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Boa Vista, Lari Gomes.

A solicitação é para que a Funai tome providências urgentes em relação aos conflitos, para evitar uma contenda grave entre eles.

Leia mais no site Folha de Roraima.

Foto: Reprodução/ FolhaBv