Afrontado, presidente do Senado diz que vai abrir CPI da covid
Pacheco avaliou, no entanto, que a decisรฃo foi "equivocada" e que a comissรฃo poderรก ser usada como "palanque polรญtico" para as eleiรงรตes de 2022.

Diamantino Junior
Publicado em: 09/04/2021 ร s 07:28 | Atualizado em: 09/04/2021 ร s 07:50
O presidente doย Senado,ย Rodrigo Pachecoย (DEM-MG), afirmou nesta quinta-feira (8) que vai instalar a Comissรฃo Parlamentar de Inquรฉrito conhecida comoย CPI da Pandemia, comoย determinouย o ministroย Luรญs Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Pacheco avaliou, no entanto, que a decisรฃo foi “equivocada” e que a comissรฃo poderรก ser usada como “palanque polรญtico” para as eleiรงรตes de 2022.
O pedido de criaรงรฃo da CPI foi protocolado em 15 de janeiro por senadores que querem apurar as aรงรตes e omissรตes do governoย Jair Bolsonaroย na crise sanitรกria.
Leia mais
Arthur Lira e Rodrigo Pacheco vรฃo avaliar novo auxรญlio emergencial
“A CPI poderรก ser um papel de antecipaรงรฃo de discussรฃo polรญtico-eleitoral de 2022, de palanque polรญtico, que รฉ absolutamente inapropriado para este momento da naรงรฃo”, declarou Pacheco na entrevista.
Exposiรงรฃo a riscos da Covid-19
O presidente do Senado tambรฉm disse considerar que uma comissรฃo funcionando de forma presencial neste momento de pandemia vai “expor a risco” senadores, servidores, pessoas que eventualmente sejam intimadas a prestar depoimento e jornalistas.
“Eu considero que รฉ uma decisรฃo equivocada, que invoca precedentes inadequados para o momento do paรญs”, declarou Pacheco. โO Brasil hoje estรก num momento de absoluta excepcionalidade, talvez a maior da nossa histรณria, nรฃo da nossa geraรงรฃo, mas da nossa histรณria de brasileiros. Entรฃo, isso foi desconsiderado pela decisรฃo.โ
CPI deverรก funcionar presencialmente
Pacheco destacou que, pela natureza de uma CPI, que recebe informaรงรตes sigilosas, ouve testemunhas e analisa documentos, os trabalhos devem acontecer de forma presencial.
“[A decisรฃo] serรก cumprida a partir da semana que vem. Na primeira sessรฃo, serรก lido o requerimento. Jรก determinei aos partidos que indiquem os seus membros. Repito: cuidarei para que o funcionamento da CPI possa garantir a saรบde dos senadores, dos servidores e daqueles que sejam intimados a comparecer”, acrescentou.
Em um ofรญcio enviado ao STF, a advocacia do Senado chegou a afirmar que a eventual criaรงรฃo da comissรฃoย nรฃo contribuiria para o “imediato combate” ร Covid.
Questionado sobre quem presidirรก a CPI e quem ficarรก com a relatoria, Pacheco disse que isso ainda serรก analisado.
O presidente do Senado disse que nรฃo aguardarรก a anรกlise da aรงรฃo judicial no plenรกrio virtual do STF para instalar a comissรฃo.
โEssa รฉ uma decisรฃo internaย corporisย do STF e eu nรฃo interfiro em questรตes internaย corporisย do STF. Cabe ao STF decidir. Eu, uma vez notificado da decisรฃo do ministro Barroso, eu a cumprirei, cuidando de dar seguranรงa sanitรกria aos senadores que venham participarโ, declarou.
Reaรงรฃo do governo
Apรณs a decisรฃo de Barroso, o ministro das Comunicaรงรตes, Fรกbio Faria, afirmou em uma rede social que a CPI “em nada contribuirรก para vencer a pandemia”.
“Nossos esforรงos nรฃo deviam estar concentrados em combater a Covid-19 e vacinar os brasileiros? ร hora de uniรฃo, nรฃo de politizaรงรฃo e caos. Se forem investigar omissรตes e desvios na pandemia, serรก uma vitรณria antecipada do PR @jairbolsonaro, que vai comprovar uma atuaรงรฃo responsรกvel e รญntegra. Vรฃo atirar no que acham que viram e acertar no que nรฃo estรฃo vendo”, publicou o ministro.
Em seguida, o lรญder do governo no Senado,ย Fernando Bezerra (MDB-PE), afirmou tambรฉm em rede social que a instalaรงรฃo da CPI รฉ “inoportuna ร medida que compromete os esforรงos para garantir atendimento aos casos graves e acelerar a vacinaรงรฃo”.
Nรบmeros da Covid
Segundo o consรณrcio de veรญculos de imprensa, com base em dados das secretarias estaduais de Saรบde, o Brasil registrouย 4.190 mortes por Covid nas รบltimas 24 horas, chegando aย 345.287 รณbitosย desde o inรญcio da pandemia.
Ainda de acordo com o consรณrcio,ย 10,4% da populaรงรฃo brasileira foi vacinadaย contra a Covid atรฉ as 20h39 desta quinta-feira (8).
Ao todo, informou o consรณrcio, 28,5 milhรตes de doses foram aplicadas (22,1 milhรตes de pessoas receberam ao menos uma dose; 6,3 milhรตes receberam a segunda dose).
Leia mais no G1
Foto: Jefferson Rudy/Agรชncia Senado