Artistas levam oficinas artísticas para a comunidade rural de Anamã

Oito artistas compõem o grupo que fará as oficinas de música, dança, teatro, graffiti, produção cultural e maquiagem, tendo como público-alvo crianças, adolescentes e jovens da comunidade de Cuia.

Artistas levam oficinas artísticas para Anamã

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 30/04/2021 às 15:17 | Atualizado em: 30/04/2021 às 15:17

Artistas levam oficinas artísticas para a comunidade rural de Anamã, por meio do “Circuito Cultural de Artes Integradas”. Esse é um projeto contemplado no Edital Prêmio Encontro das Artes, pela Lei Aldir Blanc 2020.

Dessa forma, a programação ocorre de forma gratuita nos dias 30 de Abril e 01 de Maio, na Escola Municipal Nerida Ribeiro Cunha, no município de Anamã.

Por isso, nesta sexta-feira (30), às 18h, a oficina “A Arte da Palhaçaria”, ministrada pela professora de Artes Cênicas e idealizadora do projeto, Aline Cassiano, dá abertura ao projeto.

Assim como, ainda hoje, o rapper amazonense, Jander Manauara, fala sobre as atualidades do Hip Hop em roda de conversa.

Dessa maneira, a iniciativa vai abordar os quatro elementos do estilo e fazer uma imersão na trajetória cultural do artista que tem mais de 20 anos de carreira. As oficinas do primeiro dia é para maiores de 16 anos.

Segundo dia

Do mesmo modo, no sábado (01), as atividades continuam durante o dia inteiro, com início às 08h. A primeira oficia será a de musicalização, ministrada pela atriz Thiana Colares.

Em seguida, às 09h, acontece a oficina de brincadeiras, ministrada pela atriz Mel Angeoles. Simultaneamente.

Então, o artista Denis LDO ministra a oficina de Graffiti. Para encerrar as atividades da manhã, a oficina de dança para crianças fica por conta da dançarina Naimeê Cassiano.

No entanto, vale ressaltar que todas as oficinas da manhã são para crianças com idades entre 05 e 12 anos, exceto a de Graffiti que abrange crianças acima de 12 anos.

A oficina de teatro ministrada pela atriz Agatha Paes e a oficina de maquiagem de efeitos especiais, da artista Lorena Psiquê, acontecem às 14h do sábado. Elas são para o público acima de 12 anos.

Leia mais

Wilson Lima lança pacote de ajuda ao setor de cultura, esporte e turismo

Medidas contra a covid-19

Sobretudo, por conta dos diversos decretos e diretrizes desenvolvidas devido à covid-19, a coordenação do projeto adiou diversas vezes.

Como resultado, a data escolhida está relacionada à queda nos números de casos na Região Norte.

Entretanto, dessa maneira, artistas levam oficinas artísticas para Anamã, e todas as medidas preventivas são prioridades durante a execução das oficinas.

Vivência além do entretenimento

A artista e participante do evento responsável pela oficina de brincadeiras, Mel Angeoles, destaca o quanto este projeto é uma forma de levar diversão e cultura. Além de conhecimento e experiência artística ao público.

 “Levaremos oficinas para ensinar o que a gente faz e eles possam continuar fazendo o que aprenderam depois que formos embora”, destaca Mel.

Especialmente pelos trabalhos que as igrejas do local já desenvolvem, a artista destaca que a ação também traz bons frutos.

“É uma grande oportunidade, especialmente pela carência de políticas públicas para este público”, destaca Zelilde da Silva Pinheiro, vereadora de Anamã.

Mais informações:

Todas as informações sobre os participantes, horários, local e demais curiosidades do projeto ‘Circuito Cultural de Artes Integradas’ estão disponíveis através da conta: @circuitocultural.ai, no Instagram.

O quê: Circuito Cultural de Artes Integradas

Quando: 30 de abril, às 19h e 01 de maio, das 08h às 19h

Onde: Escola Municipal Professora Nerida Ribeiro, comunidade de Cuia, zona rural de Anamã.

Foto: Divulgação