Aziz encaminhará depoimento de Wajngarten ao Ministério Público

Aziz, presidente da CPI da covid, acatou pedido feito pelo senador Humberto Costa (PT-PE). Assim, o MP deverá apurar supostas mentiras de ex-secretário de Comunicação proferidas na comissão

aziz, wajngarten, ministerio, publico

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 12/05/2021 às 19:49 | Atualizado em: 12/05/2021 às 19:49

O presidente da CPI da covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), anunciou que irá encaminhar o conteúdo do depoimento do ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fábio Wajngarten (foto) ao MPF (Ministério Público Federal).

O pedido foi formulado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e acatado por Aziz.

No documento, ao qual o UOL teve acesso, a comissão pede ao MPF “a apuração e eventualmente a responsabilização, inclusive com a aplicação de penas restritivas de direito, pelo eventual cometimento do crime de falso testemunho”, previsto no art. 342 do Código Penal. 

“A CPI não pode ser objeto de uma desmoralização. O que eu queria demandar a vossa Excelência é que pudesse enviar uma cópia do depoimento do Sr. Fábio imediatamente ao Ministério Público para que o Ministério Público possa apurar as mentiras que foram ditas aqui, as contradições, e que isso possa resultar em um processo. Simplesmente a cópia e a demanda de que seja feito a apuração”, escreveu Costa, no requerimento.

Wajngarten prestou depoimento à CPI da covid (coronavírus), que investiga ações e eventuais omissões do governo federal em meio à pandemia.

Os senadores questionaram Wajngarten principalmente sobre a participação dele na negociação de vacinas contra a covid-19 da Pfizer —uma carta da farmacêutica ficou parada por dois meses à espera de uma resposta do governo federal— e supostos erros nas campanhas de comunicação do governo quando ele estava à frente da área.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pediu à CPI a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico de Fábio Wajngarten.

Leia mais no UOL

Foto: Pedro França/Agência Senado